Fernando Ferretti na época que comandou o Santos, em 2011. (Créditos: Santos FC/Divulgação)

Um dos grandes ídolos da história do futsal brasileiro, e do Santos, morreu na manhã desta quarta-feira (12). Trata-se o ex-técnico Fernando Ferretti. Aos 69 anos, ele estava internado em um hospital de Joinville e a causa da morte não foi divulgada.

O profissional passou por grandes clubes da modalidade do Brasil, além de treinar a seleção brasileira. Dono de um currículo extenso, ele conquistou cinco ligas nacionais da modalidade e 11 edições da Taça Brasil de Clubes. No Santos, conquistou a Liga Futsal de 2011. A primeira da história do clube, e também pioneiro entre um dos quatro grandes clubes de São Paulo na modalidade.

Naquele ano de 2011, o Peixe comandado por Ferretti teve o melhor ataque da fase inicial, e do torneio no geral, juntando com as fases eliminatórias. Marcando 88 gols na fase inicial e 134 no total. Ainda teve o craque Falcão como artilheiro da competição, anotando 32 bolas na rede. A campanha também foi algo a se destacar, com 25 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas.

Um destaque daquele título que foi na conta do então técnico, foi quando lançou o goleiro reserva Paulo Vitor no lugar de Djony nas cobranças de pênalti na final. Após empate em 4 a 4 nas cinco cobranças previstas, o craque Índio desperdiçou para o Santos e Leandrinho para o Carlos Barbosa, assim, os times foram para a série alternada. Na sétima cobrança do Carlos Barbosa, Paulo Vitor pegou o chute de Tostão, fechando em 7 a 6 para o Peixe.

Vários clubes que o histórico técnico passou prestaram suas homenagens, assim como craques como Falcão, Índio e outros. A Confederação Brasileira também. O Santos lamentou o falecimento do ídolo em nota.

 

A mensagem do Santos:

O Santos FC lamenta profundamente o falecimento de Fernando Ferretti, um dos maiores nomes do futsal brasileiro, que comandou o Peixão na inesquecível conquista da Liga Futsal 2011. Nossos sentimentos aos amigos e familiares do eterno técnico alvinegro. Descanse em paz, Ferretti! 🖤