Após se despedir das Sereias da Vila, a lateral Gi Fernandes foi anunciada no Corinthians como primeiro reforço para a temporada 2024. A jogadora foi revelada na base feminina e promovida ao profissional do Santos. Depois de encerrar um ciclo de cinco anos, ela publicou uma mensagem de despedida nas redes sociais cobrando profissionalismo da modalidade no Peixe e agradeceu os momentos que viveu na equipe.
“Cheguei no Santos aos 13 anos, saí da minha casa e do meu conforto em Praia Grande cheia de sonhos e tendo que enfrentar um grande desafio, quem que naquele momento acreditaria que daria certo?! Foram poucas pessoas que é possível eu até contar em meus dedos. Aos 15 anos eu tive a oportunidade de integrar o elenco profissional, realizando não só o meu sonho, mas o da minha família também. Evoluí como atleta e pessoa, descobrindo-me em uma nova posição e conquistando o meu espaço na equipe titular. Os momentos difíceis foram muitos, mas cada um deles me fizeram refletir sobre o verdadeiro significado do futebol e do seus valores para mim. Acredito que foi um ano difícil para todos do clube mas existem coisas que precisam melhorar no departamento, para que as coisas sigam em frente com a qualidade que o Santos merece. As Sereias, precisam de profissionais qualificados gerindo e honrando o futebol feminino desse clube grandioso”, publicou no Instagram.
“Quero lembrar também dos momentos felizes, a minha primeira convocação nas seleções de base, o primeiro gol na equipe principal, ganhei uma irmã e várias amizades que levarei para vida. Sou eternamente grata a tudo que aconteceu durante esses 5 anos de Santos. É chegada a hora de me despedir para seguir o meu processo de evolução. Obrigada, nação santista, por todos os momentos que vivemos juntos. Espero que vocês continuem assim, sempre cobrando e buscando o melhor para o futebol feminino do Santos. Para as Sereias da Vila, todo o respeito e gratidão por ter escrito a história dos meus primeiros passos como atleta. Agradeço a todas as pessoas que estiveram comigo no processo, vocês foram importantes para a minha evolução pessoal e profissional. 2024 marcará o início de um novo ciclo e novos desafios. Estou pronta para o que vem a seguir”, completou.
Giovanna Fernandes Silva iniciou na base do clube ainda em 2018 pela parceria com o projeto Meninas em Campo. Pelo destaque na base, foi promovida cedo e hoje acumula convocações para Seleção de base. Ela iniciou a carreira como ponta e hoje atual como lateral. Em 2019, foi campeã da Copa Gevi, marcou 7 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-17, 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-16 e mais 2 gols em 11 jogos pelo Brasileiro Sub-18.
No ano seguinte, fez a estreia no time principal das Sereias da Vila e teve a primeira convocação para a Seleção Brasileira Feminina de base. Ela somou 5 jogos e 2 gols pelo Brasileiro Sub-16, 3 gols em 10 partidas pelo Brasileiro Sub-18 e outros três duelos pelo Brasileirão Feminino. Além de 2 gols em 5 confrontos pelo Paulista Sub-17 e dois jogos pelo Paulistão Feminino.
Em 2021, fez 3 gols em 3 jogos pelo Brasileiro Sub-16, 6 gols em 9 partidas pelo Brasileiro Sub-18 e outros 10 duelos pelo Brasileirão A-1. No Paulista Sub-17, foram 4 gols em 7 jogos, no Paulistão Feminino com 8 jogos disputados e na Brasil Ladies Cup 2 gols em 4 partidas. No ano passado, Gi participou de 2 jogos pelo Brasileiro Sub-17, 9 duelos e 2 gols pelo Brasileiro Sub-20 e um gol marcado em 3 confrontos pelo Brasileiro principal. Sendo outros 3 jogos pela Brasil Ladies Cup e 12 partidas pelo Paulistão Feminino.
Neste ano, foram 2 jogos pela Ladies Cup, 2 gols e 7 jogos pelo Paulista e 15 pelo Brasileiro e 1 gol marcado. A lateral chegou a ‘descer’ para ajudar a categoria Sub-20 das Sereinhas da disputa do Campeonato Paulista e ficou com o vice do torneio. Ela também conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-19 pela Seleção em setembro.
Leia também:
Saiu do conforto de casa e da família pra se aventurar a seguir a carreira de jogadora de futebol no Santos, uma verdadeira heroína!
Obs.: a casa dela era em Praia Grande.
🤣🤣🤣🤣🤣
Eu tento não ridicularizar o futebol feminino, mas elas não deixam…está tão ávida por dar uma lacrada que agora que ela foi pra cidade de SP vai querer ser canonizada como uma espécie de Joana D’arc, nada menos que isso.
Uma pergunta pro Diário: O que nós torcedores do Santos temos a haver com isso?????Ela que siga a vida dela e tenha sorte lá.
Quem é? Joga oque pembolim..?