O atacante Weslley Patati foi relacionado pelo Santos para a partida deste domingo, contra o São Bernardo, às 11 horas, no Morumbis, pela décima rodada do Campeonato Paulista de 2024.
O jogador não estava na relação inicial de 23 nomes, mas teve uma conversa com o técnico Fábio Carille antes do treino deste sábado e foi confirmado na delegação para a viagem para São Paulo. O Peixe tem 24 jogadores relacionados e deve fazer um corte antes da partida deste domingo.
Veja os jogadores que viajaram com o Santos para o jogo:
- Goleiros (3): João Paulo, Breno Sossai e Diógenes
- Zagueiros (5): Gil, Joaquim, Messias, Diego Borges e Samuel
- Laterais (2): Aderlan e Felipe Jonatan
- Meio-campistas (5): Diego Pituca, João Schmidt, Giuliano, Rincón e Nonato
- Atacantes (9): Julio Furch, Willian Bigode, Alfredo Morelos, Pedrinho, Otero, Guilherme, Marcelinho, Weslley Patati e João Victor
Maior destaque do Santos na disputa da Equality Cup, disputada no Catar, Patati voltou valorizado ao Brasil. O Peixe recebeu propostas do próprio Catar, da Rússia e da China pelo jogador, mas elas foram imediatamente recusadas. Duas delas era por uma transferência direta por 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões na cotação atual).
Alexandre Gallo, coordenador técnico do clube, chegou até a fazer uma contraproposta pedindo 5 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) e 10% de uma futura venda. O Alvinegro acredita que o jogador pode dar esse retorno financeiro no futuro. Gallo já havia recusado uma proposta da Ucrânia por empréstimo com opção de compra antes mesmo de Patati embarcar para o Catar.
Weslley Patati tem o desejo de seguir no Santos e buscar conquistas com o clube de formação. Ele é nascido em 2003 e poderia ter atuado na Copa São Paulo em janeiro, o que seria a última Copinha do atacant, que estourou a idade para as categorias de base. No entanto, o Peixe já contava com ele no profissional e o jogador está inscrito na Lista B do Paulistão.
O DIÁRIO apurou que durante essa temporada a ideia do clube é que os mais experientes e ‘cascudos’ levem a responsabilidade da busca pelo acesso à Série A. Porém, diante da chegada de propostas pelo Patati, o Santos entende o valor do garoto para a identificação com os Meninos da Vila e do valor para o mercado.
Patati retornou ao Brasil na segunda-feira (19) e se reapresentou com o elenco no CT Rei Pelé na última quarta-feira (21).
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Leia também:
Patati se bem orientado e com os pés no chão sabendo dos seus limites, não achando que é um novo raio , tem tudo para ser aproveitado e receber mais oportunidades, ainda mais que disputa com Marcelinho e Pedrinho
Seguindo seu comentário o Patati vai ser reserva do reserva, me desculpe nada contra o garoto mas não dá, vai tentar em outro clube quem sabe mas no Santos já deu.
Patati ainda vai surpreender muita gente.
Sabe jogar bola, claro, está deslumbrado com tudo que vem acontecendo em sua vida (e não é por menos).
Esse garoto, em pouco tempo, não sairá por menos de 20 milhões de euros. Pode escrever aí!
Outro Neilton….Peguem os dois milhoes….
Daki um ano nem pela metade desse valor vão conseguir vender…outro fiasco ke achou ke era raio
Ainda bem começou a jogar em um time ajustado como o atual. Só entrava no final dos jogos ruins com um time ruim. Dá um tempo para o Patati mostrar o que ele pode fazer.
Criticar agora não é correto.ou coerente
Patati seu codinome é exato pra seu futebol !!! Horrível!!!
OUTRA ENGANAÇÃO..