O Santos demitiu o técnico da equipe sub-20, Márcio Zanardi, após o desempenho ruim na Copa São Paulo de Juniores deste ano. O Peixe foi eliminado pela Ponte Preta, nos pênaltis, na segunda fase da competição.
Márcio Zanardi foi contratado em fevereiro do ano passado e comandou as equipes sub-20 e sub-23, mas teve resultados ruins em toda a temporada. No Campeonato Paulista, a equipe foi eliminada pelo Red Bull Brasil nas quartas de final, com direito a uma goleada sofrida por 5 a 0 em pleno CT Rei Pelé. Na última rodada da terceira fase, a equipe também havia sido goleada por 5 0, diante do Ituano, também no CT Rei Pelé.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, o Santos deu vexame dentro e fora de campo. Foi eliminado na primeira fase com uma campanha de seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Para piorar, ainda perdeu seis pontos pela escalação
irregular do lateral Jhonnathan em uma partida. Terminou na 16a colocação entre 20 participantes.
No Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Peixe ficou na quarta colocação do grupo na primeira fase da competição, com três vitórias, dois empates e três derrotas.
O treinador, no entanto, foi responsável pela indicação do atacante Allanzinho, um dos principais jogadores do Peixe na categoria.
Márcio Zanardi se despediu do clube com um texto em rede social na manhã deste sábado:
“Fim de ciclo. Depois de 12 meses encerro meu ciclo nesse gigante do futebol mundial. Foi uma enorme honra ter vestido esse manto sagrado. Ano de projetos novos e audaciosos”.
O elenco do sub-20 do Santos ganhou folga após a Copa São Paulo de Juniores. Os jogadores se reapresentam na próxima semana.
Até que demorou, pela bagunça que os times de aspirantes e Sub 20 mostraram sob seu comando. Como atenuante a favor do Zanardi tem o fato de o Sampaoli, com aquela estória de time de “””sparrings” ter enfraquecido o grupo de jogadores disponiveis, pois, em tese, puxou os melhorzinhos (ou menos piores) para perderem tempo junto ao time profissional. Queimaram etapas com garotos que até podem a vir a ser úteis, mas que não estão jogando toda essa bola para pularem de um Sub 17 para o profissional. Com certeza, não são raios. Só para citar, tem aquele zagueiro/volante Palha. Se não conseguiu ser destaque na Copinha 2018, jogando contra garotos, dificilmente vai vingar no profissional. Como o fraco desempenho do Sub 20 não pode ser creditado totalmente apenas ao trabalho de um ano do Zanardi (essa garotada ruim foi avaliada por outros treineiros, desde os Sub qualquer coisa ate chegar ao Sub 20 e a equipe de avaliação de desempenho aprovou a permanência dessa garotada até agira, de modo que o Zanardi também esta pagando a conta de outros incompetentes que fizeram a garimpagem, a avaliação e o trabalho de fundamentos desses garotos. Também atrapalhou o Zanardi jogar duas competições (Sub 20?e Aspirantes) com o mesmo grupo de garotos. Dizem que AGORA na gestão do Peres não há mais a influência de agentes na aprovação de garotos da base, mas o trabalho e a médio e longo prazo, de modo que até formar times bons vai demorar. A única coisa boa que o Zanardi vai deixar foi a indicação do Allanzinho, que tem mostrado faro de artilheiro, apesar de ser atacante de lado. Depois de um ano de Santos, o Allanzinho continua franzino, demonstrando o “otimo” trabalho de nutricionista e fisiologista da base santista. Apesar de o Allanzinho ser um dos poucos que mostrou alguma coisa no time de Aspirantes (em tese, a última etapa antes de chegar ao profissional), supreendentemente, puxaram o Renyer, de 16 anos, para o time profissional. O Renyer precisa entrar e mostrar que é mesmo raio. O craque Coutinho, na estreia, marcou logo dois gols, sem mi-mi-mi de que tinha apenas 16,anos.
O time sub20 tem ótimos jogadores, infelizmente o Sampaoli que usava todos os jogadores da equipe para o tal sparring e as pessoas comentam sem saber um monte de bobagem, o time ficava sem o principal que é treinamento. Nota-se: que tecnicamente a uma evolução na captação de jogadores para:a categoria coisa que não estava acontecendo. Só espero que não venha um técnico desses acadêmicos que fala bonito masxquer dentro de campo não sabe nada.