Wendel Silva atualmente atua pela equipe B do Porto (Foto: Divulgação)

Após recusar a primeira oferta, o Porto encaminhou o empréstimo do atacante Wendel Silva ao Santos. O vínculo com o Peixe será válido até o final de 2025, com opção de compra.

A primeira oferta foi recusada porque o Santos queria incluir apenas uma opção de compra de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões). No entanto, os portugueses queriam uma negociação em definitivo, mas, como a situação financeira atual do Peixe não é das melhores e o clube não teria como realizar um pagamento imediato para tê-lo em definitivo, foi necessário apresentar uma nova proposta.

Na proposta atual, que foi aceita pelo Porto, manteve-se o empréstimo com opção de compra no mesmo valor, mas o Alvinegro Praiano terá que desembolsar 500 mil euros (aproximadamente R$ 3 milhões) como taxa de cessão.

LEIA TAMBÉM: Nathan é reintegrado ao Santos após retorno de empréstimo, mas futuro ainda é incerto

Wendel Silva é formado nas categorias de base do Flamengo e atualmente joga pelo Porto B. Sem espaço no time principal, o atacante não seria aproveitado pelo técnico Vitor Bueno, e o clube lusitano buscava uma saída.

O atacante está em Portugal desde 2020, quando se transferiu para o Leixões. Ele fez sua estreia profissional em 2018 pelo Flamengo, mas teve poucas oportunidades no time principal, com apenas três jogos em 2020 antes de ir para o Velho Continente.

Durante sua passagem por Portugal, Wendel teve uma série de empréstimos sem conseguir se firmar definitivamente. No Leixões, ele jogou 38 partidas, marcou seis gols e deu duas assistências em duas passagens pelo clube. Ele também jogou pelo Covilhã na temporada 2020/2021, com nove partidas e um gol marcado.

Na temporada 2022/2023, Wendel se transferiu para o Porto, onde fez apenas dois jogos pelo time principal, sem marcar gols. Pela equipe B do Porto, que disputa as divisões de acesso em Portugal, ele teve um bom desempenho, com 62 jogos, 26 gols e 13 assistências.