O árbitro Fabiano Monteiro dos Santos relatou na súmula gritos homofóbicos na Vila Belmiro (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

O Santos perdeu por 2 a 0 para o Corinthians na noite desta terça-feira, na Vila Belmiro, na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil Sub-20, mas pode sofrer uma derrota ainda maior nas próximas semanas. O árbitro do confronto, Fabiano Monteiro dos Santos, relatou na súmula ter presenciado gritos homofóbicos da torcida do Santos para o goleiro do Corinthias, Kauê.

“Informo também que, aos 41 minutos do segundo tempo, foram identificados gritos homofóbicos vindos da torcida do Santos FC que estavam na arquibancada atrás da meta defendida pela equipe S.C. Corinthians Paulista com os dizeres: “goleiro viado, goleiro viado…”., escreveu o árbitro na súmula.

Neste ano, o Corinthians foi punido com um jogo de portões fechados por torcedores do clube gritarem palavras homofóbicas no clássico contra o São Paulo. O jogo contra o Vasco foi disputado com portões fechados.

O Santos pode ser denunciado no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que proíbe “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Neste ano, o Santos já cumpriu quatro jogos de punição com portões fechados pelas bombas atiradas em campo na partida contra o próprio Corinthians. Além disso, no jogo contra o Grêmio, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli relatou que foram jogados objetos no campo pela torcida do Santos durante a partida.

Nesta terça, o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos também relatou o arremesso de objeto no gramado.

“Informo que aos 16 minutos do segundo tempo, foi arremessado da torcida do Santos FC que estavam na arquibancada atrás da meta
defendida pelo S.C. Corinthians Paulista um pedaço de gelo que caiu no gramado e não atingiu ninguém”, escreveu o árbitro.