O Santos divulgou a ata de uma das principais reuniões do Comitê de Gestão nesta temporada, realizada pós a eliminação na Copa Sul-Americana, contra o Deportivo Táchira, em plena Vila Belmiro, no dia 7 de julho de 2022. A queda selou as saídas do departamento de futebol e comissão técnica do clube.
No documento, o clube informa que o presidente Andres Rueda convocou uma reunião extraordinária após o jogo para discutir “questões do futebol profissional, desempenho, ambiente e projeções futuras”. Os membros do CG puderem expor suas opiniões.
Durante a reunião, porém, o mandatário santista recebeu uma ligação do então executivo de futebol, Edu Dracena, sinalizando que estaria de saída do clube. Com isso, o clube votou “apenas” pela saída do técnico Fabian Bustos e sua comissão técnica, do gerente de futebol Guilherme Lipi e do assessor do gerente Arnaldo Hase.
Estiveram na reunião on-line o presidente Andres Rueda, o vice José Carlos, Dagoberto Oliva, Renato Hagopian, Thomaz Côrte Real e Vitor Loureiro Sion. A única ausência foi de Rafael Leal. Todos assinaram positivamente pelas saídas.
Sion, porém, apesar de ter votado positivamente pela demissão de Fabian Bustos e demais membros, foi contra a saída de Edu Dracena, Lipi e Arnaldo Hase, por considerar que a mudança no setor poderia prejudicar o clube na janela de transferências. Vale lembrar que Sion não está mais no clube.
Após a decisão unanime pela saída de Fabián Bustos, ficou decidido que Marcelo Fernandes, então membro da comissão fixa do clube, comandaria a equipe contra o Atlético-GO.
Trajetória de Fabián Bustos e Edu Dracena no Santos
Dracena foi convidado pela gestão Rueda para ser o homem forte do futebol em outubro do ano passado. Ex-jogador do Santos, Dracena chegou ao clube em 2009 vindo do Fernerbahçe, da Turquia, sob desconfiança por conta de problemas físicos. Mas com bom futebol, logo ganhou a titularidade e a tarja de capitão da equipe.
O zagueiro ficou no Peixe até o final de 2014 e foi um dos líderes do Santos nesses cinco anos em que atuou na Vila Belmiro. Além da Libertadores, venceu o Paulista três vezes, a Copa do Brasil e a Recopa. Com a camisa alvinegra fez 227 jogos e marcou 17 gols
Já o treinador Fabián Bustos chegou ao Santos em fevereiro de 2022 para vaga do técnico Fábio Carille. O treinador deixou o Barcelona-EQU para assumir o cargo no Peixe. Ao todo, foram 28 jogos, 8 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. O argentino deixa o Peixe eliminado na Sul-Americana, próximo de cair na Copa do Brasil e na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Os Resultados falam por si .
A eliminação do Santos para o Deportivo Tachira é uma vergonha que um time como o Santos não pode passar.
As demissoes e saídas foram justas e segue a vida.
Agora e acertar o planejamento para 2023 e fechar bem 2022 sem sustos.
com certeza os resultados falam por si, mas a partir do dia que os jogadores resolveram derrubar o treinador caindo de 4 frente ao curintias e saindo da sul americabna pelo tachira nao tinha mais como segurá-lo mas nada a ver com sua competencia, é um grande treinador e provavelmente ainda o veremos ser campeao de uma libertadores por um timinho qualquer. O santos de bustus atacava mais que esse do lisca
Muito cedo para cornetar o Lisca que de cara está dando organização ao time, o que Bustus não fez, só atacava na correria e entregou um dos piores ataques ataques das três competições que participamos; não adianta atacar e não marcar gols.
BUSTOS, tinha um grande problema, não era um mal técnico, mas o time dele era JULIÃO e mais 10.
Bustus chegou a duas finais e duas semifinais de libertadores por um time do equador que não é nenhum centro forte do futebol. È um grande treinador e o santos dele era melhor que o doi lisca se dessem a ele os reforços que o lisca recebeu acho que estariamos melhosres . Mas vida que segue, o torcedor mnão tem paciencia
Não havia saída que não fosse a demissão de Bustos depois de ser eliminado na Vila por um timeco venezuelano. E Edu Dracena foi um grande erro do excelente presidente Rueda. Dracena foi lamentável.
dracena não foi um erro , pois que outro tem o curricullum dele, mas futebol é resultado e assim se não vem o resultado alghuem tem que pagar o pato
Respeito sua opinião mas discordo totalmente, acho que Dracena foi o maior erro da atual diretoria no futebol, não dava entrevista, contratava apenas por scout, DVD e indicações de amigos. É bom quando o profissional tem ligação histórica com o clube mas antes de mais nada tem que ter capacidade para o cargo. Mazuco e Newton Drumond têm curriculum muito superior ao de Dracena para o cargo de executivo de futebol, aliás a única experiência de Dracena nesta função foi agora no Santos. Tem que parar com este bairrismo que pede MF, Elano e outros que apesar da ligação com o clube nunca tiveram sucesso nas respectivas funções. MF foi campeão paulista com um time que não foi montado por ele, depois se perdeu.
Concordo 100 % com você Ricardo.
Depois do desastre contra o Tachira, não podia sobrar pedra sobre pedra.
Ao fim da temporada, tem que fazer uma faxina no elenco também.
faxina é mandar embora o que não presta mas tem que tomar cuidado para não aproveitar o que presta
Nós torcedores Santistas esquecemos muito facil das coisas boas e só enxergamos os defeitos. Dracena chegou num momento mais dificil do Santos, na zona de rebaixamento, Carille não tinha ganhado nenhum jogo. Ele conseguiu livrar o time com 3 rodadas do final. Conseguiu renovar o contrato do Marcos Leonardo, e outros meninos da Vila… e trabalhar com carta branca sem dinheiro e todas as decisoes serem tomadas pelo CG, fica dificil… ele teve erros como outros. Mas vai ter sempre o meu respeito……