Roberto Martinez comandou a Bélgica na Copa do Mundo e deu um nó tático em Tite no confronto contra a Seleção Brasileira (Crédito: Divulgação)

Dezenas de treinadores foram oferecidos ao presidente do Santos, José Carlos Peres, e ao executivo de futebol, Ricardo Gomes, após a saída do técnico Jair Ventura do comando da equipe na última segunda-feira. Entre os nomes oferecidos, um deles chamou a atenção do presidente José Carlos Peres: Roberto Martinez.

O espanhol comandou a seleção da Bélgica na Copa do Mundo e deu um nó tático em Tite no confronto contra a Seleção Brasileira nas quartas-de-final da competição. Antes da Bélgica, ele dirigiu o Everton, o Wigan e Swansea na Inglaterra.

Apesar de ter gostado da indicação, o presidente José Carlos Peres foi convencido por Ricardo Gomes de que não é o momento ideal para contratar um treinador estrangeiro. Além de Roberto Martinez, foram indicados André Villas Boas, Juan Carlos Osoria, Jorge Sampaoli, Jorge Luiz Pinto, Óscar Ramírez, entre outros. Em alguns dos casos, a diretoria santista também desconfiou do acesso do interlocutor ao treinador indicado.

Zé Ricardo foi o nome escolhido pelo executivo de futebol, Ricardo Gomes, mas a rejeição de grande parte da torcida e a declaração do vice-presidente Orlando Rollo pode dificultar o acordo.