O Santos enfrenta o Athletico Paranaense nesta quarta-feira, às 19h, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe tem grande vantagem no confronto, mas quando o assunto é Arena da Baixada, palco do confronto desta noite, o cenário muda.
Na história, Santos e Athletico Paranaense já se enfrentaram 59 vezes. E o Peixe domina o duelo, tendo vencido 28 jogos, perdido 16 e somado 15 empates. São 92 gols alvinegros contra 65 rubro-negros.
Mas quando o confronto é na Arena da Baixada, casa do Athletico, a história se inverte em jogos do Campeonato Brasileiro. Até hoje as duas equipes jogaram 16 vezes pela competição lá, com 8 vitórias athleticanas, 3 santistas e cinco empates.
Pelo Brasileirão, o maior artilheiro do Peixe no confronto é Neymar, com cinco gols. Paulinho Mclaren, Edu, Ricardinho e Kléber Pereira estão logo atrás, com quatro gols cada.
O primeiro jogo da história entre Santos e Athletico Paranaense ocorreu em 12 de dezembro de 1926. A partida amistosa ocorreu em Curitiba e o Peixe venceu o duelo por 3 a 1, com gols de Camarão (2) e Hugo. Polaco descontou para o time rubro-negro.
O Santos com zagueiros lentos em um campo de grama sintética, que deixa o jogo rápido.