Depois de participar de oito finais consecutivas no Campeonato Paulista, o Santos foi eliminado precocemente no estadual de 2017 nas quartas-de-final, pela Ponte Preta, na cobrança de penalidades máximas, por 5 a 4. O time de Campinas venceu o primeiro jogo, em Campinas, por 1 a 0, e o Peixe devolveu o placar na partida de volta, no Pacaembu.
O Santos havia estabelecido uma hegemonia no campeonato estadual a partir de 2006, quando voltou a conquistar a taça após um jejum de 22 anos. Os santistas foram bicampeões em 2007, conquistaram o tricampeonato entre 2010 e 2012, e outro bi em 2015 e 2016. A derrota para a Ponte Preta tirou o Peixe da final do Paulista pela primeira vez em 8 anos.
Neste período, foram sete títulos e três vice-campeonatos (2009, 2013 e 2014) e o Santos só havia ficado de fora da final em 2008.
A queda precoce foi resultado de uma campanha irregular da equipe, que raramente apresentou um futebol consistente. Na primeira fase, o Santos conseguiu 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, sendo três delas na Vila Belmiro, sempre temida pelos adversários. Foram 24 gols marcados e 14 sofridos, saldo de 10 gols.
DESTAQUE
Por conta da irregularidade de jogadores importantes, como o meia Lucas Lima e o atacante Copete, o meia Vitor Bueno assumiu o protagonismo da equipe e foi o artilheiro do time na competição, com 4 gols.
O garoto que chegou para o time B depois de se destacar no Botafogo de Ribeirão Preto ganhou de vez espaço no time e tornou-se peça fundamental para o desempenho do Santos na temporada.
PROBLEMA
Principal atacante do time, Ricardo Oliveira teve caxumba e atrasou em mais de duas semanas sua reapresentação. Perdeu a pré-temporada, demorou a recuperar a forma e desfalcou a equipe em muitos jogos. Anotou apenas um gol no Paulista. O atacante, que deixou o clube no final da temporada, havia feito sete gols em 2016 e tinha sido o artilheiro da competição em 2015, com 11 gols marcados.
FATO MARCANTE
o Santos perdeu todos os clássicos da competição, algo que não acontecia desde 2006. O Peixe foi derrotado por Corinthians (0 a 2), São Paulo (1 a 3) e Palmeiras (1 a 2), sendo que estes dois últimos jogos ocorreram na Vila Belmiro.
JOGO-CHAVE
Ponte Preta 1 x 0 Santos – Quartas-de-final
Depois de uma campanha de recuperação no final da primeira fase, esperava-se um Santos empolgado com a oportunidade de manter a hegemonia no Estado a partir das quartas-de-final. No entanto, o que se viu na primeira partida, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, foi um time passivo, quase desinteressado, que escapou de uma goleada. No jogo de volta, no Pacaembu, o Peixe conseguiu devolver o placar, mas acabou derrotado na decisão por pênaltis.
Campanha do Santos no Paulista 2017
Santos 6 x 2 Linense – Vila Belmiro
Red Bull 2 x 3 Santos – Campinas
Santos 1 x 3 São Paulo – Vila Belmiro
Santos 0 x 1 Ferroviária – Vila Belmiro
Santos 0 x 0 Ituano – Itú
Santos 2 x 0 Botafogo – Vila Belmiro
Santos 0 x 1 Corinthians – Itaquera
Santos 4 x 1 São Bernardo – São Bernardo do Campo
Santos 1 x 2 Palmeiras – Vila Belmiro
Santos 2 x 0 São Bento – Sorocaba
Santos 1 x 0 Santo André – Santo André
Santos 3 x 1 Novorizontino – Vila Belmiro
Oitavas-de-final
Santos 0 x 1 Ponte Preta – Campinas
Santos 1 (4) x 0 (5) Ponte Preta – Pacaembu
Artilheiros: Vitor Bueno (4 gols); Bruno Henrique, Kayke e Rodrigão (3), Copete, Lucas Lima, Rafael Longuine e Thiago Ribeiro (2); Arthur Gomes, Davis Braz e Ricardo Oliveira (1 gol cada).
Estava no jogo contra o Linense a festa que fizemos, a abertura do campeonato, o bandeirão enfim estava tudo ótimo, não merecemos a temporada ridícula que este time empurrou goela abaixo no torcedor santista.
A chuva de gols pra cima do Linense foi um falso presságio de um ano que temos de esquecer.