Peixe foi o único invicto na fase de grupos, mas única derrota na Libertadores custou a eliminação (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos teve um início de participação excelente na Copa Libertadores de 2017. Na primeira fase, o clube fez o que manda a cartilha da competição: venceu os três jogos como mandante e empatou as três partidas como visitante. Com 12 pontos ganhos, o Peixe terminou como líder do grupo 2 e única equipe invicta da primeira fase da competição.

Nas oitavas-de-final, o Santos encarou o Atlético-PR e fez melhor ainda. Venceu o primeiro jogo fora de casa por 3 a 2 e soube segurar a pressão do adversário no segundo jogo, na Vila, para explorar o contra-ataque e venceu o time paranaense novamente (1 a 0).

Nas quartas-de-final, o Peixe novamente atuou bem fora de casa e empatou em 1 a 1 com o Barcelona, no Equador, em partida com várias oportunidades perdidas. O pesadelo, porém, aconteceu no jogo de volta. Sem atuar bem, o Santos foi surpreendido em plena Vila Belmiro e perdeu para os equatorianos por 1 a 0. A única derrota do time na Libertadores custou a eliminação no torneio.

DESTAQUE

Assim como na Copa do Brasil, o atacante Bruno Henrique assumiu o protagonismo da equipe na Copa Libertadores. O jogador foi um dos artilheiros da equipe na competição, com três gols, todos marcados nas fases de mata-mata do torneio (um deles no jogo de ida contra o Barcelona-EQU).

 

 

 

 

PROBLEMA

O meia Lucas Lima desfalcou o Santos na partida decisiva contra o Barcelona do Equador (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Principal responsável pela organização das jogadas do Santos, o meia Lucas Lima desfalcou a equipe na partida decisiva contra o Barcelona-EQU. O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa direita e foi substituído por Vecchio, que não conseguir fazer o papel do então camisa 10. O time já não contava com Vitor Bueno, lesionado.

 

 

 

 

 

FATO MARCANTE

No jogo contra o The Strongest, na Bolívia, o Santos fez toda uma preparação para encarar os efeitos da altitude. Os jogadores comemoraram bastante o empate contra o adversário e uma foto dos atletas no vestiário, especialmente o zagueiro Cléber Reis, com tubos de oxigênio viralizou na internet.

Jogadores do Santos brincam com os efeitos da altitude no jogo contra o The Strongest (Crédito: Divulgação/SantosFC)

JOGO-CHAVE

Santos 0 x 1 Barcelona-EQU – Quartas-de-final

No jogo decisivo contra o Barcelona-EQU, o Santos também não contou com o volante Renato, lesionado. A opção do técnico Levir Culpi foi utilizar o experiente volante Leandro Donizete, que não conseguiu agradar aos torcedores do Peixe. O Santos ainda jogou boa parte do confronto com um homem a mais, mas não conseguiu buscar o empate.

Campanha do Santos no Libertadores 2017

Sporting Cristal 1 x 1 Santos
Santos 2 x 0 The Strongest
Independiente Santa Fé 0 x 0 Santos
Santos 3 x 2 Independiente Santa Fé
The Strongest 1 x 1 Santos
Santos 4 x 0 Sporting Cristal

Oitavas-de-final

Atlético-PR 2 x 3 Santos
Santos 1 x 0 Atlético-PR

Quartas-de-final

Barcelona-EQU 1 x 1 Santos
Santos 0 x 1 Barcelona-EQU

Artilheiros: Ricardo Oliveira, Bruno Henrique e Vitor Bueno (3 gols); Kayke e David Braz (2 gols), Thiago Maia, Lucas Veríssimo e Renato (1 gol).