Desde a temporada passada o Santos tem se caracterizado, ainda mais, pelas várias oportunidades aos Meninos da Vila. No Peixe desde 2017, Vinícius Balieiro subiu aos profissionais em novembro e já foi titular logo na estreia, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, pelo Brasileirão de 2020. Desde então, o jovem de 21 anos atuou em outros 17 jogos até balançar as redes pela primeira vez na última terça, anotando o primeiro gol santista na atual edição da Libertadores.
“Foi um momento único. Desde que criança eu sempre sonhei fazer um gol no profissional, imagina poder marcar o primeiro logo numa Libertadores!? Foi tudo muito rápido na minha vida. Comecei jogando em escolinhas de Campinas e cheguei aqui no Santos em 2017, logo após me destacar na Copinha com o Paulista de Jundiaí. E pouco tempo já pude ser titular na Libertadores jogando em um dos maiores clubes do mundo. Não esperava que tudo pudesse acontecer tão rapidamente. É a realização de um sonho meu e da minha família inteira”, afirmou o Menino da Vila.
Volante de origem, Balieiro jogou na estreia da Libertadores como lateral-direito. O jogador explicou que Ariel Holan tem pedido para ele se aperfeiçoar em mais de uma função.
“Eu posso atuar em várias posições, seja na lateral, como volante ou até meia mais avançado. O professor tem me instruído bastante sobre isso, pedindo para eu me aperfeiçoar em tudo, pois ele vai me utilizar em todas as funções. Sigo sempre procurando evoluir e estar pronto para quando ele me der uma oportunidade. Ele (Holan) vem dando muito apoio para nós, que somos mais jovens. O trabalho tem sido muito bom e acredito que vai dar grandes frutos para o Santos”, concluiu Balieiro.
Balieiro é opção de Ariel Holan para montar o time que enfrentará o Ituano, no próximo sábado, 19h, na Vila Belmiro. O Peixe faz seu quarto jogo no Campeonato Paulista, ainda em busca de sua primeira vitória na competição.
Para Balieiro ser UM CORINGA COMPLETO, deve-se conscientizar do seu papel EM CADA SETOR DO CAMPO. Explico: Na Zaga, atua com características de Zagueiro; Meio-campo, como Volante e meia armador, e atacante com habilidade, intensidade e verticalidade com dribles, Assistência,e arremates de média e longa distância!
Jogador em transição, se conseguir dar conta em uma única função já vai estarbom demais, pois alguns jogadores mal conseguem dar conta em jogar em uma única posição, vide o Laercio, o Luis Felipe, o Arthur Gomes. Pode ser que com a orientação do Holan, o Balieiro consiga se tornar um coringa, mas seria bom que ele tentasse mesmo apenas uma vaga como volante pois até agora o time ainda sente a falta do Pituca, que nem é um volante fora da curva.
Nessa estória de versatilidade, o Palha, por exemplo, está se queimando como remendo de lateral esquerdo e perdendo espaço como zagueiro, sendo que no Sub 20 o Palha atuava de primeiro volante.