Julio Furch tenta a finalização na partida contra a Chapecoense (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com um gol do atacante Willian Bigode nos acréscimos, o Santos venceu a Chapecoense por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, em partida válida pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a quinta vitória santista em cinco jogos no Urbano Caldeira na Série B.

Com o resultado, o Santos subiu para a vice-liderança na classificação, com 22 pontos ganhos. Na próxima rodada, sexta-feira, o Peixe enfrenta o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

O jogo

O Santos começou a partida com cinco mudanças em relação ao time que empatou com o Mirassol e uma das novidades deu um susto na torcida logo aos três minutos. O garoto Jair saiu jogando errado, Marlone aproveitou e deu ótimo lançamento para Thomás, que bateu forte, mas Gabriel Brazão mandou para escanteio. Na cobrança, Bruno Leonardo cabeceou e a bola passou raspando a trave.

O Santos deu o troco aos oito minutos. Em uma triangulação com Weslley Patati e Aderlan, Julio Furch recebeu na entrada da área e chutou forte, mas Cavichioli fez boa defesa. Aos 12 minutos, Giuliano deu bom passe para Otero, que finalizou da entrada da área e o goleiro da Chapecoense defendeu novamente.

A melhor chance do Peixe na primeira etapa saiu aos 24 minutos. Em contra-ataque,Weslley Patati avançou sozinho na intermediária e tentou encobrir o goleiro, mas chutou nas mãos de Cavichioli.

A Chapecoense seguiu ameaçando. Aos 30 minutos, Marlone cobrou escanteio, Habraão cabeceou a Gabriel Brazão se atrapalhou na defesa. No rebote do goleiro, Thayllon finalizou e Brazão se redimiu e salvou o Santos.

O segundo tempo começou com Pedrinho na vaga de Weslley Patati e pressão santista. Aos quatro minutos, Pedrinho tabelou com Julio Furch e ajeitou para Diego Pituca, que bateu da entrada da área, mas o goleiro Cavichioli fez grande defesa e mandou para escanteio.

O jogo seguiu aberto, Aos 12 minutos, após jogada pela direita, Marcinho chegou pegando de primeira da entrada da área e Gabriel Brazão fez grande defesa. Na sequência, o troco do Peixe. Pedrinho recebeu na direita, ganhou dos zagueiros e chutou na trave.

Depois do início forte, o ritmo do jogo caiu. O Santos tece mais dificuldade para criar jogadas e a Chapecoense passou a tentar segurar o empate, apostando em poucos contra-ataques. Em um deles, aos 40 minutos, Rubens arriscou de fora da área e Gabriel Brazão defendeu. Aos 41, Diego Pituca arriscou de novo da entrada da área e mandou por cima do gol.

O gol da vitória do Santos saiu nos acréscimos. Aos 47 minutos, Matheius Xavier fez linda jogada individual pela direita, invadiu a área e chutou, mas a bola foi para escanteio. Na cobrança, Souza colocou no primeiro pau e Willian Bigode se antecipou aos zagueiros para desviar de cabeça e vencer o goleiro Cavichioli.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 CHAPECOENSE

Data e hora: 1 de julho de 2024, às 19h (Horário de Brasília)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Árbitros assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Gol: Willian Bigode, aos 47’/2ºT (1-0)
Cartões amarelos: Willian Bigode e João Schmidt (SAN) Bruno Vinícius, Rafael Carvalheira e Marcelinho (CHA)

SANTOS: Gabriel Brazão, Aderlan (JP Chermont, aos 18’/2ºT), Jair, Gil e Rodrigo Ferreira (Souza, aos 38’/2ºT); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Otero (Willian Bigode, aos 18’/2ºT), Julio Furch (Matheus Xavier, aos 27’/2ºT) e Weslley Patati (Pedrinho, no intervalo). TÉCNICO: Fábio Carille

CHAPECOENSE: Cavichioli, Marcelinho, Bruno Leonardo, Habraão, Mancha; Foguinho (Bruno Vinícius, aos 38’/2ºT), Rafael Carvalheira, Thomás (Giovanni Augusto, aos 23’/2ºT), Marlone (Mário Sérgio, aos 23’/2ºT); Thayllon (Walterson, aos 231/2ºT) e Marcinho (Rubens, aos 32’/2ºT). TÉCNICO: Umberto Louzer