Boca e Barcelona se aproximaram da classificação (Crédito: Reprodução Boca Juniors)

A partida importante para o futuro do Santos na Copa Libertadores terminou de forma ruim para o clube. Boca Juniors e Barcelona de Guayaquil empataram por 0 a 0 na noite desta quinta-feira, na Argentina. Com isso, o time do Equador garantiu vaga na próxima fase enquanto o Boca precisa de uma vitória simples contra o The Strongest, na Argentina, na próxima semana.

O Santos precisa vencer o Barcelona na última rodada da Copa Libertadores, no Equador, e torcer para o Boca Juniors não vencer o time boliviano na Bombonera para avançar de fase.

O Peixe também luta por uma classificação para a Copa Sul-Americana, por isso a vitória no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo é importante. Se o Peixe perder para o Barcelona, e o The Strongest conseguir ao menos um empate contra o Boca, consegue a vaga para a Sul-Americana e elimina o Santos de competições internacionais nesta temporada.

Sempre que disputou a Copa Libertadores, o Alvinegro Praiano só não se classificou para a fase de mata-mata em uma oportunidade: em 1984, quando ficou na lanterna de um grupo que tinha Flamengo, América de Cali e Deportivo Junior. Depois disso, o clube participou de dez edições da competição continental e em todas garantiu presença ao menos nas oitavas de final.