Christiane Lessa e Fabi Guedes no anúncio da nova comissão para as Sereias da Vila (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)

Nova auxiliar técnica das Sereias da Vila, Fabi Guedes concedeu entrevista ao DIÁRIO. Conhecida como Lorão, a ex-jogadora falou da expectativa para a temporada do Santos ao lado de Christiane Lessa, comandante santista. Além disso, ela falou sobre sua vivência e história no futebol feminino.

“Sendo uma braço direito dela (Lessa), ajudando ela a pensar e ver o que as vezes ela não irá ver. Tenho um ótimo relacionamento com as atletas, penso muito igual a ela. Tenho certeza que agregarei muito. Vou usar toda a experiência que conquistei (como ex-jogadora) para ajudar o time e a comissão.”

No papo com o DIÁRIO, Fabi contou como surgiu a paixão pelo futebol. Ela começou sua carreira como atleta no Juventus. Ao longo de sua trajetória, a auxiliar também atuou fora do país e pela Seleção Brasileira Feminina. São muitos os aprendizados ao lado de outras mulheres referências no futebol feminino.

“Eu cresci jogando futebol com meus irmãos, na época não tinha lugares para mulheres jogar, e eu sonhava em ser uma jogadora profissional. Estava jogando na rua e recebi um convite para jogar futsal no time da prefeitura. Ali comecei a conhecer mais sobre outros times, fui para o Juventus, na época um dos melhores time de são Paulo, assim comecei a jogar profissional (…) Aprendi muitas coisas boas que são minha base hoje, estamos em um novo tempo, muitas coisas mudaram pra melhor, ser resiliente foi umas das coisas que aprendi e fico feliz em ter contribuído para esse momento que vive a modalidade”, falou Fabi, que também teve experiência internacional.

“Jogar fora me ajudou em muitas coisas, principalmente sobre a parte física, que é a maior diferença entre o futebol brasileiro.  Lá fora as jogadoras são mais fortes e tem mais obediência tática coisa que aqui no Brasil, mas agora estamos melhor. Essa ideia de ter atenção com a parte física, de ter um jogo mais apoiado, mais rápido e eficiente, vou passar isso para as atletas, fora toda as outras experiências que tive aprendendo em cursos”.

Além de ter feito história em campo, Fabi Guedes também é referência fora dos gramados. Ela é a primeira auxiliar técnica negra.

Na entrevista para o DIÁRIO, Fabi contou também sobre como surgiu a oportunidade de seguir dentro da modalidade e revelou ainda a luta constante do preconceito que existe com a mulher no futebol.

“O futebol me deu muitas coisas boas, uma dessas foi a oportunidade de ter uma bolsa 100% na faculdade. Parei de jogar assim que me formei em educação física. Tive oportunidade de trabalhar no Nordeste, como assistente técnica, depois com o time de Embu da Artes conseguimos o acesso para segunda divisão do Brasileirão no primeiro ano de trabalho. No ano seguinte, fui assistente no Audax e por último treinadora do projeto social da Federação Paulista de Futebol. Em meio desse trajeto fui estudando e me capacitando muito mais, agora estou aqui. Sobre o machismo, é uma luta constante que infelizmente ainda temos que lutar. Estar aqui com certeza faz todas as mulheres e ex-jogadoras se encorajarem a lutar por uma posição que antigamente era um ambiente totalmente dominado pelos homens”.

Para a nova temporada, o Santos mudou a comissão técnica do elenco feminino, renovou com vinte e uma atletas e anunciou cinco reforços. Christiane Lessa (técnica), Fabi Guedes (auxiliar), Gabrieli Moreira (preparadora física), Walter (preparador de goleiras), Bruna Balbino (fisioterapeuta), Jurandir Soares (massagista), Júlio Resende (analista de desempenho), Lucimara Alves (roupeira), Lorran Lima (assistente administrativo), Aline Xavier (supervisora) e Amauri Nascimento (coordenador de futebol) compõem a comissão técnica e administrativa do time.

Confira abaixo o elenco completo das Sereias da Vila:

  • Goleiras: Michelle e Camila Gomes.
  • Zagueiras: Tayla, Sassá, Day Silva e Camila.
  • Laterais: Fê Palermo e Bruninha.
  • Meias: Alanna, Brena, Bia Menezes, Rita Bove, Laura Valverde, Luana, Erikinha, Nicole Marussi, Gi Fernandes e Júlia Daltoé.
  • Atacantes: Cristiane, Maria Dias, Analuyza, Thaisinha, Amanda Gutierres, Ketlen, Byanca Brasil e Karen.