Santos foi eliminado pelo Barcelona do Equador na Libertadores deste ano (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A Conmebol realizará na próxima quarta-feira, dia 20, o sorteio para a definição dos grupos da edição 2018 da Copa Libertadores do América, maior campeonato de clubes do continente.

Eliminado nas quartas-de-final da edição deste ano pelo Barcelona do Equador, o Santos deve ser confirmado como um dos cabeças-de-chave da competição e integrar o pote 1 do sorteio ao lado dos brasileiros Grêmio, Corinthians e Cruzeiro, dos argentinos Boca Juniors e River Plate, do Atlético Nacional, da Colômbia, e do Penãrol, do Uruguai.

A definição dos potes é baseada no ranking da própria Comnebol, que leva em consideração o desempenho de cada time nos últimos dez anos na Libertadores, desempenho histórico das equipes em seus respectivos campeonatos nacionais e um coeficiente com a participação do clube em todas as edições da competição na história. No ano passado, o Santos apareceu na 15ª colocação no ranking, mas deve subir algumas posições na nova lista, que deve ser divulgada nos próximos dias.

Apesar de ser cabeça-de-chave, o Peixe pode ter pela frente uma pedreira logo na primeira fase. Atual campeão da Copa Sul-Americana, o Indepediente da Argentina, conhecido como o “Rei de Copas”, está no pote 2 e pode cruzar com o Santos já na fase de grupos.

Dos oito times do pote 2, apenas o Palmeiras não pode entrar no grupo do Peixe já que o regulamento da competição impede que dois times do mesmo país façam parte do mesmo grupo, exceção feita aos times que entram no grupo pela fase Pré-Libertadores. Pelo mesmo motivo, o Flamengo, que estará no pote 3, não poderá estar no grupo do Peixe.

Se passarem pela fase Pré, Vasco e Chapecoense poderão entrar no grupo do Santos. Nesse caso, eles entrariam pelo pote número 4.

Confira como devem ficar os potes da Libertadores e faça suas projeções:

Pote 1

River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Santos
Corinthians
Grêmio
Cruzeiro
Penãrol (URU)
Atlético Nacional (COL)

Pote 2

Independiente (ARG)
Emelec (EQU)
Estudiantes (ARG)
Cerro Porteño (PAR)
Palmeiras
Bolívar (BOL)
Libertad (PAR)
Universidad de Chile (CHI)

Pote 3

Flamengo
The Strongest (BOL)
Colo-Colo (CHI)
Racing (ARG)
Defensor (URU)
Alianza Lima (PER)
Real Garcilaso (PER)
Milionários (COL)

Pote 4

Atlético Tucumán (ARG)
Deportivo Lara (VEN)
Delfin (EQU)
Monagás (VEN)
Time da Pré-Libertadores
Time da Pré-Libertadores
Time da Pré-Libertadores
Time da Pré-Libertadores