A equipe de Jorge Sampaoli teve uma noite muito ruim neste sábado (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos sofreu uma dura derrota em seu primeiro clássico no Campeonato Brasileiro. Atuando como visitante no Pacaembu, o Peixe perdeu na noite deste sábado para o Palmeiras por 4 a 0 e, assim, desperdiçou a oportunidade de terminar a sexta rodada do torneio nacional na liderança isolada.

Com a derrota, o Santos continua com dez pontos e vai aguardar os jogos de domingo para saber quantas posições perderá na classificação.

Nos primeiros 20 minutos de jogo, o Santos foi um desastre. O adversário iniciou a partida fazendo uma marcação por pressão muito forte (o que se esperava que o Peixe fizesse) e encurralou os alvinegros. A bola vinha de todos os lados e a defesa não sabia como se livrar dela. O primeiro gol do Palmeiras saiu em uma cabeçada de Gustavo Gómez, após a cobrança de uma falta besta cometida por Sánchez, e o segundo foi marcado por Deyverson, um enorme pesadelo para os zagueiros santistas.

O time da Capital poderia até ter feito mais gols, porque oportunidades para isso ele teve. Para sorte do Santos, o atual campeão nacional decidiu diminuir o ritmo e o Peixe enfim conseguiu respirar.

Mesmo assim, o ataque santista saiu do primeiro tempo sob total anonimato. Nenhuma chance criada, nenhum lance digno de nota, nada. Os defensores do Palmeiras não tiveram dificuldades para controlar os atrapalhados atacantes do Santos.

De maneira geral, a equipe alvinegra melhorou no segundo tempo, mas o dia era mesmo terrível para o Peixe. Nem a sorte ajudou. Logo nos primeiros minutos, um chute ruim de Raphael Veiga desviou em Aguilar e “matou” Vanderlei. E esse gol acabou com qualquer chance de reação santista.

Durante todo o resto da partida, o Santos tentou diminuir sua desvantagem, e até chegou perto disso – Sánchez mandou uma cobrança de falta na trave – , mas não deu. E, para piorar, no finzinho, em um contra-ataque, Hyoran marcou o quarto gol da noite, uma noite desastrosa para o Peixe.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 4 x 0 Santos

Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Pacaembu
Gols: Gustavo Gómez, aos 6, e Deyverson, aos 18 minutos do 1º Tempo; Raphael Veiga, aos 6, e Hyoran, aos 42 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Dudu, Gustavo Henrique, Alison, Derlis González e Victor Ferraz
Renda: R$ 987.830,00
Público: 30. 058 pagantes

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Thiago Santos), Raphael Veiga (Moisés) e Zé Rafael (Hyoran); Dudu e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Santos: Vanderlei; Lucas Veríssimo, Aguilar (Victor Ferraz) e Gustavo Henrique; Carlos Sánchez, Alison, Diego Pituca, Jean Lucas (Jean Mota) e Felipe Jonatan (Cueva); Derlis González e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli