Carille se despediu do Santos no dia 18 de novembro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Fábio Carille reencontrará o Santos neste domingo, na estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro, em São Januário. Comandante do clube em 2024, Carille levou a equipe ao título da Série B que, consequentemente, confirmou o retorno do Santos à elite do futebol nacional. Só que a vida do treinador na Vila não durou mesmo com a conquista inédita e ele acabou demitido em novembro, após críticas ao desempenho da equipe.

Desde a saída do treinador, o Peixe passou por diversas mudanças. Além da troca de toda a comissão técnica, com Pedro Caixinha assumindo o comando, o elenco também foi reformulado. Do time titular de Carille, apenas Gabriel Brazão, JP Chermont, Escobar, Gil, João Schmidt e Guilherme seguem na equipe principal. O clube também contratou 12 reforços, incluindo Neymar, que não deve atuar neste jogo por estar em recuperação de uma lesão muscular sofrida durante o Campeonato Paulista. O atacante, inclusive, foi cortado dos últimos dois jogos da Seleção Brasileira por conta do problema físico.

Em entrevista recente, Carille revelou que está preparando o Vasco para enfrentar o Santos com força máxima, independentemente da presença de Neymar. “Sempre o melhor. Com o Neymar. Se ganha sem o Neymar, é porque ele não tava. Vamos trabalhar para ganhar do Santos com o Neymar. Muito feliz de ver alguns atletas desse nível voltando. Que eles venham com o melhor, e que venhamos com o melhor também, para fazermos um grande jogo”, disse o treinador.

Carille comandou o Santos em 53 partidas, com 30 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Sob seu comando, a equipe marcou 78 gols e sofreu 44. Além do título da Série B, ele também foi vice-campeão paulista com o Peixe, mas deixou o cargo após protestos da torcida e críticas da diretoria ao desempenho da equipe. Durante sua última partida, contra o CRB, foi vaiado e xingado na Vila Belmiro, mesmo com o acesso já garantido.

No Vasco, Carille soma 12 partidas, com seis vitórias, quatro derrotas e dois empates. Após um início promissor, com três vitórias seguidas, a equipe ficou quatro jogos sem vencer, gerando desconfiança entre os torcedores, que questionam o estilo de jogo do treinador — mesma crítica que ele enfrentava nos tempos de Santos.

A estreia do Santos no Brasileirão acontece neste domingo, às 18h30 (de Brasília), em São Januário. O Peixe retorna à Série A após disputar a Segunda Divisão na última temporada e busca um bom começo na competição sob o comando de Pedro Caixinha.