Na última quarta-feira (2), o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, apresentou uma comparação entre o desempenho de Fábio Carille e outros treinadores que passaram pelo clube nos últimos dez anos. Segundo Teixeira, Carille registra 64% de aproveitamento, ficando atrás apenas de Dorival Júnior, que comandou o Santos entre 2015 e 2017, com 65%.
Porém, os outros técnicos enfrentaram desafios em competições de nível mais alto, como Série A, Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores e Paulistão. Carille, por outro lado, tem se concentrado apenas no estadual e na inédita participação do Santos na Série B, uma competição nova para a história do clube.
Curiosamente, o próprio Carille aparece duas vezes no levantamento, sendo a outra durante o período de 2021/22, quando o próprio teve um baixo rendimento com apenas 45% de aproveitamento, porém, com os jogos sendo disputados na elite do futebol brasileiro.
Carille vem sendo fortemente cobrado pelos torcedores pelo rendimento da equipe na Série B. Com a maior folha salarial da competição e sendo o único clube do G12, a expectativa era de que o Peixe passasse com mais facilidade pela divisão. No entanto, a equipe ocupa atualmente a vice-liderança, com 53 pontos, um atrás do líder Novorizontino, que tem 54, e ainda não garantiu o acesso.
Após a coletiva, o torcedor santista Marcello Vaz decidiu fazer uma comparação mais “justa” e fez uma análise entre Carille e outros 11 treinadores que subiram da Série B. Ele analisou o aproveitamento de técnicos que comandaram suas equipes durante as 38 rodadas do campeonato e que conseguiram o acesso à Série A. Até a 29ª rodada, Carille aparece com 60%, ocupando a 7ª posição no ranking.
Veja o ranking
- Paulo Pezzolano – Cruzeiro (2022) – 68%
- Antônio Carlos Zago – Red Bull Bragantino
(2019) – 65,8% - Umberto Louzer – Chapecoense (2020) – 64%
- Lisca – América-MG (2020) – 64%
- Léo Condé – Vitória (2023) – 63,2%
- Rogério Ceni – Fortaleza (2018) – 62,3%
- Fábio Carille – Santos (2024) – 60%
- Guto Ferreira – Sport (2019) – 59,6%
- Cláudio Tencati – Criciúma (2023) – 56,1%
- Claudinei Oliveira – Avaí (2021) – 56,1%
- Gustavo Morínigo – Coritiba (2021) – 56%
- Marcelo Cabo – CSA (2018) – 54,4%
Que o Lisca esteja na sua frente… Meu Deus.
Tem que comparar as folhas disponíveis aos outros técnicos também. Ou melhor ainda: parar com essas comparações.
Essa Série B é fraquíssima, fato evidenciado pelo Operário, que subiu ano passado, ficando entre os 10 primeiros colocados, e alguns times “tradicionais” da competição, tal como a Ponte, tendo um ano muito ruim e brigando pra fugir do Z4. E outra, quantas rodadas os times rebaixados de 2023, fora o Santos, ficaram no G4? O Coritiba fez um primeiro turno ruim, o América desandou e só tá recuperando, mais ou menos, agora, e o Goiás, muito provavelmente, já aceitou que não sobe.
Enfim, a mídia insiste em repetir que o Fábio Carille está cumprindo com os dois objetivos que tinha quando chegou, que é conseguir uma vaga na Copa do Brasil, e subir. E realmente. Porém, estão esquecendo de mencionar o custo desse acesso que é desnecessariamente caro. Vamos subir, mas com o Patrick ganhando um salário altíssimo, com a base cheia de incógnitas, com o torcedor mais uma vez desiludido com o time, e por aí vai. Não vou nem comentar sobre os empresários, que muito provavelmente foram beneficiados com promessas para renovarem contratos de atletas da base quais todo mundo, menos a comissão técnica, vê potencial.
E o técnico do novorizontino?
Léo Condé está na frente tendo dirigido o “poderoso” Vitória. E para alguns pseudo-torcedores, o desempenho está bom. Maior folha, maior marca, maiores receitas (cota de TV, venda de jogadores, mecanismo de solidariedade da FIFA…) e consegue ficar vice-líder, atrás do Novorizontino, o qual está sediado em uma cidade de 40 mil habitantes.
Fica difícil defender. Eu, hein.
Ninguém quer Carille, mas quem quer Pezzolano, Louzer, Lisca, Condé, Zago, Guto, Cabo….
Só há comparativo entre coisas iguais, com quem o Zago disputou? De quem o Cabo ganhou? No fundo é uma discussão sem sentido.
Pra vc ver que essa série b desse ano é fraquissima, Santos jogando essa bolinha, futebol sofrível, esta em segundo, pra vc ver a que nível chegamos……
Deixa o cara subir o santos, depois manda embora , trazer ele de volta ao santos já foi um erro , na primeira passagem dele , já se mostrou um técnico retranqueiro e limitado , quando foi campeão nos gambás o futebol dele já era esse ,ele não enganou ninguém, todos já sabiam seu método de trabalho, foi incompetência de quem contratou, agora no final da competição não adianta fazer drama , termina a série B, consegue o acesso e vida que segue , já esta provado para que ele não evoluiu e não serve para o santos na série A.
Matéria sem sentido, não tem o que publicar e montam estas materias onde nada nos interessam
Não entendi, segundo o MT na sua coletiva do Rolando Lero disse que o Carille tem o melhor aproveitamento dos últimos 10 anos kkkkkkkkkk.
Esse MT famoso Rolando Lero é uma vergonha…
E olha que aqui tem um monte de puxa saco
Pelo salário que ganha, deveria ser o primeiro, mas não tem competência para isso, fora Carille
Que 💩 de matéria, copiaram daquela 💩 de página o site
💩vip?