Copa do Brasil da próxima temporada terá novo formato classificatório (Créditos: Thais Magalhães/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo formato classificatório para Copa do Brasil de 2024. Para disputar o torneio, os clubes precisarão ter boa colocação no campeonato estadual e não mais no ranking nacional de clubes, como vinha acontecendo nos últimos anos.

Como teve campanha ruim nas duas últimas edições do Campeonato Paulista (foi eliminado em ambos na primeira fase), o Santos se classificou para as edições de 2022 e 2023 da Copa do Brasil pela tabela nacional de clubes, um formato que não vai mais existir.

Além do Peixe, outras nove equipes se classificaram da mesma forma: América-MG, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta. Para o próximo ano, isso não será suficiente.

As federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados terão duas vagas.

Copa do Brasil 2023

A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar. Os mandos de campo também serão definidos por sorteio.

Leia também: