O chefe de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Wilson Seneme, analisou o lance de pênalti marcado ao Santos na vitória sobre o Goiás por 4 a 3, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão no último domingo (09), no programa Papo de Arbitragem. Ele afirma que a entidade vê erro claro e confirmou que o árbitro Bruno Arleu de Araújo será afastado das escaladas.
Bruno Arleu deu a penalidade máxima ao Peixe em uma jogada de bola área nos acréscimos em um lance envolvendo o zagueiro Joaquim, do Santos, e do camisa 3 do Goiás, Lucas Halter. O confronto estava empatado em 3 a 3, e o atacante Mendoza converteu o pênalti ao Alvinegro que venceu por 4 a 3.
O vice-presidente do Goiás, Harlei Menezes, fez um pronunciamento oficial após o confronto deste domingo e reclamou bastante da decisão tomada por Bruno Arleu.
“Estamos mostrando o lance do final do jogo, extremamente difícil e equilibrado. Se nota que é uma bola que vai ser alçada na área e o árbitro já se posiciona de frente para a ação, como é feita a instrução. Ele deixa de olhar inclusive a trajetória dessa bola para ficar focado no bloco de jogadores e estar atendo a disputa”, afirmou Seneme.
- Bruno Arleu de Araújo: Você fora da jogada empurrou ele, sai, o camisa 3
- Bruno Arleu ao VAR: Ele faz uma carga
- Equipe de VAR: Checando aqui
- VAR: Arleu, recomendo um não penal ombro com ombro, ok? Ação normal de área, pode justificar para ele. Disputa lateral que pega o ombro com o ombro
- Bruno Arleu: Igor, olha só. A bola não está no contexto de disputa, ela ainda está viajando e o atleta 3 vai no corpo do adversário. O ombro a ombro é justificável há uma distância que a bola está em disputa e no lance ela não está. O 3 vai só no corpo.
“O que a gente escuta é que desde o começo, a construção e a comunicação do árbitro é muito igual a construção do lance analisado entre Palmeiras e Flamengo. O árbitro interpreta a ação. Só que na nossa visão, nesse caso específico, é uma interpretação que não foi legal, bem uma boa interpretação que foi correta. Para nós essa situação ombro a ombro, apesar de não haver a presença ainda da bola, entendemos futebol, é uma bola viajada e o defensor está marcando o território. Quando ele joga o ombro, ele não jogou o braço ou empurrou. Na nossa visão, ombro a ombro no adversário com uma força proporcional. O árbitro de vídeo conseguiu identificar, mas o Bruno Arleu não”, reforçou o chefe de arbitragem.
“Nós entendemos sim que é um erro, o pênalti não deveria ter sido marcado. É uma jogada que colocamos em um grupo de onze instrutores e foi unânime. Os onze instrutores entenderam como não pênalti. A gente tem a caracterização de um erro claro do arbitro e de uma interpretação errônea. Por isso, ele é chamado a revisão. Precisamos trabalhar e muito. Um jogo de alto nível e é um árbitro internacional, precisamos trabalhar ele. Ele vai estar passando pelo programa de desenvolvimento da arbitragem para que ele possa se recuperar disso”, concluiu.
Confira a arbitragem de Bahia e Santos:
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA) – RJ
- Árbitro Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) – RJ
- Árbitro Assistente 2:Eduardo Goncalves da Cruz – MS
- Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores – SP
- Assessor: Vidal Cordeiro Lopes – BA
- Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA) – MG
- AVAR: Marcus Vinicius Gomes – MG
- Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Jose Mendonca da Silva Junior – PR
- Observador de VAR: Alicio Pena Junior – MG
Leia também:
Com esta análise, Seneme altera a autoridade do árbitro dentro de campo, algo que não foi alterado pela International Board. O VAR é instrumento para recomendar e não ser autoridade máxima. A forma como se expressa permite outra interpretação: quem apita o jogo é o VAR no sentido de interferir em lances decisivos. Sendo assim, pode ser completado: com qual interesse?
Eu não vejo tanta polêmica quando o Santos é prejudicado.
Hipócritas.
O peixe que se prepare, POIS SERÁ COM CERTEZA PREJUDICADO NA PROXIMA RODADA ou EM ALGUMAS DAS PROXIMAS, PARA QUE ESSSES 3 PONTOS SEJA RETIRADOS DO SANTOS.
Arbitragem ajudando santos, e uma vergonha
Hahahahaha. Só falta depois de tudo retirar o pênalti e o gol do Santos, ou os pontos.
Fala sério! Nunca vi tanto mimimi em um pênalti para o Santos. E os diversos erros nesses últimos 3 anos, que lutaram incansavelmente para o Santos cair? Não teve nada, nem suspensão de árbitro. Agora vem com esse alarde, com essa polêmica só para nos prejudicar nos próximos jogos. Já não basta a suspensão de não jogar em casa e sem público.? Será que não pode marcar pênalti para o Santos em um jogo? Foi pênalti sim! O árbitro agiu certo, manteve sua postura, o VAR não pode interferir nas decisões convictas do árbitro e PRONTO!
Eu acredito que o VAR é só um mecanismo de ajuda ao árbitro, e a decisão final tem que ser dele porque árbitro é autoridade maxima em campo, ja ouve centenas de lances semelhantes no futebol e nunca vi árbitro ser punido tão severamente, o que ocorre é que há uma campanha clara da CBF em querer prejudicar o Santos, gerando essas polêmicas na Midia, se fosse com Corinthians, Flamengo, Vasco jamais iriam ficar criticando ou debatendo, é preciso haver parcialidade no futebol, a Midia não pode ficar remoendo coisas assim, ja houve erros muito mais contundentes em finais de campeonatos em que time saiu prejudicado, quem se lembra Final entre Santos e Botafogo onde ouve tantos erros e prejudicou o Santos com Sr. Marcio Rezende de Freitas, onde estava a CBF nesse jogo.
A falta de critérios claros por parte da comissão brasileira de arbitragem é escandalosa. Quantas vezes o Santos foi prejudicado pela arbitragem, inclusive com a intervenção do VAR? Quantas vezes qualquer um da CBF veio a público se manifestar de forma tão enfática contra os erros de arbitragem cometidos contra o Santos? Se fosse o Flamengo, Corinthians ou Palmeiras, ficava tudo por isso mesmo e pronto. Mas, como é o Santos, que infelizmente tem pouquíssima influência política junto à Corja Brasileira do Futebol, continuaremos assistindo o desfile da incompetência e má vontade de quem deveria aprimorar a arbitragem brasileira
Volto a dizer, se fosse contra o Santos os 11 “instrutores” (meu Deus do céu!!) iriam concordar com o árbitro e segue o jogo, como os assopradores de apito falam normalmente. A interpretação do árbitro foi correta, o time beneficiado é que não. O Santos devia desafiar essa comissão ridícula de árbitros e soltar uma nota de apoio ao árbitro.
Os mesmos “instrutores” ficaram divididos no pênalti claro do Palmeiras contra o Flamengo, tudo por conta da reclamação justa do Palmeiras no jogo contra o CAP na rodada anterior, e, até agora, ninguém se manifestou sobre o pênalti do Botafogo contra o Grêmio. Enfim, os árbitros são instruídos por uma comissão que analisa parcialmente os lances, pune quem acerta e passa pano para quem se omite ou erra, ou seja funciona na base da pressão e daí quem não chora não mama.
VAI SER MAIS PREJUDICADO.É MELHOR ENTÃO DESISTIR DO CAMPEONATO?
E será que o árbitro de Palmeiras x Flamengo também será punido? Porque segundo os “espertos”, o pênalti não marcado foi unanimidade, enquanto o do Santos teve várias opiniões favoráveis à marcação. Essa CBF, reflexo puro e simples do que é este país, é uma vergonha.
Interessante. CBF nunca faz afirmações assim quando é para o SFC.
Juntaram 11 que nunca jogaram bola na vida para analisar. Penalti claro!
Gente ,,o árbitro está correto ,,,ele foi no corpo e nem no ombro foi ,,,i pediu o Joaquim de disputar a bola no alto . Pênalti claríssimo ,,,não sei porque tanta tempestade . Tá claro
O próprio santos foi penalizado em partidas com a mesma situação que foi marcado pênalti . E não fizeram esta tempestade toda
A bola está no alto, jogador do Goiás deixa de disputar a bola e vai no corpo do jogador do santos, impedindo ele de chegar na bola,
Pênalti claro.
Penalti claro, e é o tipico lance que não pode ser analisado em camara lenta.
Tem que considerar a velocidade e a força do zagueiro do Goias, que foi no minimo imprudente dentro da area.
O do Keyvison foi menos penalti.
O juiz acertou nos 2 pênaltis marcados, teve coragem de ir contra o tendencioso VAR, gerido pela nefasta CBF, ou seja não cumpriu suas ordens , vai pra geladeira até obedecer, infelizmente temos um presidente fraco, sem força nos bastidores, ou já esqueceram do lance contra o Bahia, que o VAR anulou um gol legítimo, segundo a própria regar deles, com o gol teríamos vencido e quem estaria classificado éramos nós, é preciso ter cuidado e ficar de olho , pois o Santos é a bola da vez para cair, não vão querer rebaixar o Vasco pela quinta vez, ainda mais sendo SAF.
Pênalti claro, zagueiro nem olhou para a bola e deu 2 passos na direção do Joaquim para impedir que ele tentasse saltar.
Aquele Pênalti que o var deu para o Goiás, foi menos pênalti que esse, pois o jogador já estava caindo quando o pé do Kevison bate na perna dele.
Se preparem que terá volta, o var ainda vai prejudicar o Santos neste campeonato.
Tá de zueira…. Isso tudo por pressão da mídia, que fica insistindo que o Santos foi beneficiado.
Para mim, não importa o que disserem, foi penalti claro. O cara esquece a bola e mete o ombro com força desproporcional….. E sim, existe falta com ombro…. Ou agora vão dizer que se sair dando ombrada na cara de adversário é normal, porque ombro é isento de falta….. A bola não estava na disputa.
A CBF TINHA QUE TER É VERGONHA NA CARA E DEVOLVER O TITULO PARA O SANTOS FC QUE O BOTAFOGO GANHOU ROUBADO EM 95, MAS ENFIM MUITO OBRIGADO SR BRUNO ARLEU DE ARAÚJO, TIME GRANDE NÃO CAI, SANTOS FC “O INCAIVEL “.A REGRA É CLARA FOI PÊNALTI CLARICIMO.
Foi penalty e muito, o jogador do Goiás foi direto no corpo do Joaquim, agora fazem esse teatro todo.
.