A Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira, 3 de novembro, a atuação do VAR na partida entre Flamengo e Santos, válida pela 31ª rodada do Brasileirão 2023. A entidade disponibilizou de forma didática a decisão da arbitragem na expulsão do volante Gerson, que deu uma cotovelada em Julio Furch.
No lance, o árbitro de campo permitiu o jogo continuar e, após revisão, aplicou um cartão amarelo a Gerson. No entanto, o VAR sugeriu a revisão com a seguinte frase: “Eu vou sugerir uma revisão para possível cartão vermelho. Ele está com o braço aberto e depois flexiona, aumentando a força da cotovelada no rosto.”
De acordo com o protocolo, a revisão para uma possível expulsão foi solicitada. Após a análise do vídeo, o árbitro de campo, Rafael Rodrigo Klein, decidiu trocar o cartão amarelo pelo vermelho e expulsar Gerson.
Enquanto revisava o lance no vídeo, Rafael Rodrigo Klein afirmou: “O cotovelo atinge o rosto do jogador do Santos com alta força e força excessiva. Vou mudar minha decisão, vou trocar o cartão amarelo pelo vermelho, certo? Para o número 20.”
Desde a quarta-feira, 1º de novembro, dia do jogo, esse lance vinha gerando discussões e dividindo opiniões. No entanto, segundo a Comissão de Arbitragem da CBF, a decisão do VAR e do árbitro de campo foi considerada correta.
Naquele momento do jogo, aos 42 minutos do primeiro tempo, o Santos estava empatando em 1 a 1 com o Flamengo e acabou ficando com um jogador a mais em campo devido à expulsão de Gerson. O gol da vitória só aconteceu aos 43 minutos do segundo.
Leia também:
Os caras falando que não foi justo o cartão vermelho ao Gerson pois não houve um movimento de agressão. Se a cotovelada é dada com a parte do braço (entre o cotovelo e o ombro) aí tudo bem pois o movimento do braço pode ser considerado para avaliar o grau de agressão. Agora, uma cotovelada com a parte do antebraço (entre o cotovelo e a mão) praticamente não precisa de movimento!!! É uma agressão pois todo o peso do corpo do agressor é jogado no antebraço!!! Esta cotovelada do Gerson poderia ter fraturada a face ou deslocada a mandíbula do Furch!!! Expulsão justíssima!!! Parabéns VAR!!!
FOI UMA AGRESSÃO COVARDE. MERECIA SER PRESO!!!!!!!!
Expulsão mais que merecida.
Manda esses comentaristas torcedores para os quintos dos infernos.
Vou dar uma cotovelada na cara deles para eles sentirem o que o Imperador sentiu .
Se fosse jogador do santos não tinha nem var era vermelho direto estes jornalistas torcedores e uma vergonha, lamentável.
Parece q precisa nocautear pra expulsar.
O Gerson em nenhum momento visou disputar a bola, aliás a bola já havia siso desviada pelo Furch segundos antes quando o Gerson, de forma covarde e maldosa, atinge a região do rosto/pescoço do adversário.
Um lance que deveria tirar esse jogador por várias rodadas deste e do campeonato do ano que vem, isso se a CBF quiser utilizar este caso como exemplo para que se pare de vez com a violência das cotoveladas maldosas dentro de campo.
Concordo plenamente com tudo que foi dito acima. Admiro Gerson por sua qualidade técnica, contudo, essa não é a primeira vez que ele disputa a bola com maldade. Note que ele usualmente entra por cima nas divididas. Se fosse no meu tempo alguém já teria revidado à altura. Atualmente, porém, o pessoal respeita demasiadamente a camisa dos clubes mais influentes. Ainda mais sabendo que a mídia e as entidades que comandam a bagaça tem lá suas preferências…
Futebol se joga com os pés não com cotovelo muito bem punido.
Sou torcedor do Flamengo, mas posso dizer que essa expulsão de Gerson foi correta. Ele é um bom jogador, mas deveria pensar mais em apresentar um bom futebol de que ficar batendo e arrumando briga com todo mundo. Atualmente ele coleciona problemas, brigas e agressões dentro e fora de campo.