Comissão de Arbitragem da CBF divulga decisão do VAR na expulsão de Gerson (Foto: reprodução)

A Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira, 3 de novembro, a atuação do VAR na partida entre Flamengo e Santos, válida pela 31ª rodada do Brasileirão 2023. A entidade disponibilizou de forma didática a decisão da arbitragem na expulsão do volante Gerson, que deu uma cotovelada em Julio Furch.

No lance, o árbitro de campo permitiu o jogo continuar e, após revisão, aplicou um cartão amarelo a Gerson. No entanto, o VAR sugeriu a revisão com a seguinte frase: “Eu vou sugerir uma revisão para possível cartão vermelho. Ele está com o braço aberto e depois flexiona, aumentando a força da cotovelada no rosto.”

De acordo com o protocolo, a revisão para uma possível expulsão foi solicitada. Após a análise do vídeo, o árbitro de campo, Rafael Rodrigo Klein, decidiu trocar o cartão amarelo pelo vermelho e expulsar Gerson.

Enquanto revisava o lance no vídeo, Rafael Rodrigo Klein afirmou: “O cotovelo atinge o rosto do jogador do Santos com alta força e força excessiva. Vou mudar minha decisão, vou trocar o cartão amarelo pelo vermelho, certo? Para o número 20.”

Desde a quarta-feira, 1º de novembro, dia do jogo, esse lance vinha gerando discussões e dividindo opiniões. No entanto, segundo a Comissão de Arbitragem da CBF, a decisão do VAR e do árbitro de campo foi considerada correta.

Naquele momento do jogo, aos 42 minutos do primeiro tempo, o Santos estava empatando em 1 a 1 com o Flamengo e acabou ficando com um jogador a mais em campo devido à expulsão de Gerson. O gol da vitória só aconteceu aos 43 minutos do segundo.

Veja a discussão do lance:

Leia também: