Arbitragem decidiu manter a decisão de campo em lance polêmico (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A CBF divulgou, nesta segunda-feira (14), os áudios da análise do VAR no lance em que Canobbio caiu na área após contato com Escobar, no primeiro tempo da vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O árbitro Felipe Fernandes de Lima manteve a decisão de campo e não assinalou pênalti, com o apoio do árbitro de vídeo Rafael Traci.

Na jogada, Canobbio recupera a bola dentro da área e é tocado por Escobar. Em seguida, Martinelli finaliza, mas o chute é bloqueado pela defesa do Santos. Durante a checagem, o árbitro de campo avaliou que houve um leve contato na coxa e nas costas, mas considerou que não foi suficiente para a queda do atacante. “Ele deixa a perna”, afirmou. O VAR complementou: “Ele provoca. O defensor está parado e o braço está colado”. A recomendação foi para seguir o jogo.

Antes desse lance, torcedores do Fluminense já haviam reclamado de outro possível pênalti sobre Canobbio, dessa vez em disputa com Léo Godoy. A CBF ainda não publicou os áudios da revisão dessa jogada.

Com a derrota, o Santos permaneceu na zona de rebaixamento, ocupando o 18º lugar com apenas um ponto. O resultado contribuiu para a demissão do técnico Pedro Caixinha, oficializada nesta segunda-feira. O Peixe volta a campo na quinta rodada contra o Atlético-MG, às 21h30, na Vila Belmiro. O auxiliar Cesar Sampaio será o responsável por comandar a equipe enquanto a diretoria busca um novo treinador.