Furch foi o autor do gol do Peixe contra o Vila Nova no empate em 1 a 1 (Crédito: Divulgação Santos FC)

Santos e Vila Nova se enfrentaram no Estádio Onésio Brasileiro de Alvarenga (OBA), na última quinta-feira (18), pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e empataram por 1 a 1. No entanto, o jogo foi marcado por um lance polêmico.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Otero fez um cruzamento pelo lado direito para a área. Furch cabeceou a bola em direção ao gol, mas ela bateu no zagueiro Quintero. Os jogadores do Santos imediatamente pediram pênalti, alegando toque de mão.

O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE) inicialmente mandou o jogo continuar. No entanto, após uma recomendação do árbitro de vídeo, Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ), a jogada foi revisada por um possível toque de mão do defensor do Vila Nova.

Durante a revisão, poucos ângulos foram apresentados, o que deixou o árbitro principal insatisfeito e ele solicitou mais imagens. No entanto, foi informado que aquelas eram as únicas disponíveis. Com isso, após quase quatro minutos de paralização, Rodrigo José Pereira de Lima decidiu manter sua decisão inicial de não marcar a penalidade, alegando que a bola bateu no peito antes de tocar na mão, alterando sua trajetória, o que, segundo ele, não configura pênalti.

O árbitro ainda afirmou que, pelos ângulos disponíveis, não estava claro se a bola realmente tocou na mão do zagueiro Quintero, o que reforçou sua decisão de não marcar o pênalti.

“Ela bate no peito e depois muda a trajetória. Porque se ela bater na mão, no peito, depois braço e seguir trajetória para o gol, tudo bem. Mas se ela bate no peito e segue para a mão, mudando a trajetória da bola, para mim não é pênalti”, justificou o árbitro.

“Para mim, bate no peito e muda a trajetória da bola. Não tem uma continuidade. Não fica claro a questão da mão ainda. Portanto, vou manter a decisão de campo”, concluiu.

Com o empate em Goiânia, o Santos se manteve na liderança da Série B, com 29 pontos. O próximo desafio do Peixe será contra o Coritiba, na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília) segunda-feira. A partida é válida pela 17ª rodada da competição.

Leia também: