Arthur Gomes Rabelo esteve no comando do apito na partida entre Santos e América-MG (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o áudio do VAR dos lances polêmicos da vitória do Santos por 2 a 1 sobre o América-MG, na Vila Viva Sorte, duelo válido pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão disputado no domingo (15). Na etapa final, o VAR precisou intervir no segundo gol marcado pelo Peixe e também nos últimos minutos, em um toque de mão de Hayner dentro da área.

O placar já estava favorável ao Alvinegro, que ampliou com um gol de JP Chermont, após passe de Wendel Silva. No caminho do gol, a bola passou por baixo de Gil, que estava em posição de impedimento, e o árbitro foi chamado ao VAR para analisar se o defensor teve participação no lance.

VAR: “Vou te chamar para checar a possível não interferência.”

VAR: “Eu vou te mostrar que ele faz uma ação para não tocar na bola.”

VAR: “Ele está em posição de impedimento. É só para você checar interferência ou não.”

Árbitro: “Ele não atrapalha a visão do goleiro. Não tem interferência. Vou validar o gol.”

No segundo lance, após um escanteio do América-MG nos últimos minutos, Hayner foi empurrado e acabou tocando com o braço na bola. Mais uma vez, o árbitro foi ao VAR, agora para analisar um possível pênalti para o Coelho. No entanto, a decisão final foi falta em Hayner, encerrando o jogo.

VAR: “Tem o braço, mas tem uma falta anterior.”

VAR: “Eu vou te recomendar uma revisão porque ele usa deliberadamente o braço após uma possível falta de ataque.”

Árbitro: “Tem um empurrão do atacante nas costas do jogador do Santos.”

Árbitro: “Minha decisão é falta do atacante na origem da jogada.”

Ambos os lances geraram muita polêmica, e os jogadores e a diretoria do América-MG saíram de campo revoltados, provocando um tumulto ao final da partida. O clima da partida já era tenso, especialmente após o confronto do primeiro turno, em que o Peixe foi derrotado por 2 a 1 e reclamou de falta de fair play dos mineiros no lance do primeiro gol deles.