O meia Soteldo disputou a Copa América deste ano pela Venezuela (Crédito: Divulgação/Federação Venezuelana)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira o calendário das competições nacionais para 2020 com uma medida que pode ter um grande impacto para o Santos: o Brasileirão não vai parar durante a disputa da Copa América e os jogadores que disputarem a competição devem perder nove das 38 rodadas.

Com muitos estrangeiros no elenco, o Peixe pode sofrer com a decisão. Do elenco atual, Soteldo, Cueva e Derlis González são presenças constantes nas convocações de Venezuela, Peru e Paraguai. Felipe Aguilar e Carlos Sánchez já estiveram em convocações de Colômbia e Uruguai. Jackson Porozo esteve nas duas últimas convocações do Equador. Além da possibilidade de perder jogadores para a própria Seleção Brasileira.

A boa notícia é que o Brasileirão não terá jogos durante as datas oficiais da Fifa. O Santos vai enfrentar Palmeiras e Internacional na próxima semana sem Soteldo, Derlis González, Cueva e Jackson Porozo, que estarão com as suas seleções em amistosos.

Pelo calendário, a CBF marcou o fim das férias para o dia 7 de janeiro. O Campeonato Paulista deve começar no dia 22 de janeiro e acabar no dia 26 de abril, com 16 datas. Com isso, a competição deve ter uma mudança de formato, já que neste ano foram 18 datas.

A Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores tem início marcado para o dia 5 de fevereiro. A competição nacional tem finais marcadas para os dias 10 e 16 de setembro, a Libertadores tem decisão dia 21 de novembro e a Sul-Americana dia 7 de novembro.

O Campeonato Brasileiro começa no dia 3 de maio e termina 6 de dezembro. A Copa América acontecerá entre os dias 12 de junho e 12 de julho.