CBF fará testes em jogadores, familiares e estafe dos clubes (Crédito: Getty Images)

Já que a bola ainda não tem data definida para voltar a rolar pelo Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu “entrar em campo” para atuar na área da saúde. Por isso, a entidade fará testes em jogadores e estafes de 180 clubes pelo país para auxiliar autoridades de saúde nos estudos de combate ao novo coronavírus. A informação foi publicada inicialmente pelo site GloboEsporte.com e confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE.

Os testes serão feitos nos atletas, em seus familiares que morem na mesma residência, e em membros do estafe de cada clube. A ideia da CBF é agir em conjunto com os times das séries A a D do masculino, e com as equipes da A1 e A2 do feminino.

Os objetivos dos testes são: ajudar a classificar o nível de infecção ou imunização dos pacientes; e fazer um estudo para formar uma base epidemiológica de um determinado grupo de atletas.

Assim, os médicos de cada clube terão que enviar formulários em um sistema interno da CBF criado justamente para isso. Eles deverão passar todas as informações sobre os testes à entidade.

Atualmente, todas as competições de futebol no Brasil e na América do Sul estão paralisadas por tempo indeterminado. No caso do Santos, o clube deu férias aos atletas até o próximo dia 30 de abril, mas esse prazo pode ser prorrogado.