Sistema de iluminação do Pacaembu não atende aos requisitos mínimos do Manual de Licenciamento da CBF (Crédito: Diário do Peixe)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vetou a realização de jogos do Campeonato Brasileiro no estádio do Pacaembu, em São Paulo. De acordo com a entidade, o local não está de acordo com o novo Manual de Licenciamento da CBF por não ter a iluminação mínima obrigatória.

A Prefeitura informa que não irá mudar os refletores porque o estádio está em processo de licitação e o Consórcio Patrimônio SP, vencedor da disputa (que teve o resultado suspenso pela Justiça), não pretende fazer alterações neste ano. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo nesta segunda.

Pelo novo manual de licenciamento da CBF, os estádios precisam de iluminação de 800 lux (medida que aponta quanto um sistema ilumina) enquanto o Pacaembu tem apenas 600 lux.

“O Pacaembu está em vias de concessão e a estrutura atual do equipamento não pode sofrer alterações. No caso específico, o investimento da troca de iluminação demandaria um gasto que aumentaria o valor comercial da proposta e implicaria no cancelamento do processo”, informou a Prefeitura em nota ao Estadão.

O presidente do Santos, José Carlos Peres, declarou no início do ano que pretendia mandar até 70% dos jogos do clube no estádio do Pacaembu. O Peixe, inclusive, fez a segunda melhor proposta na licitação para a concessão do estádio (R$ 88 milhões contra R$ 111 do Consórcio Patrimônio SP).

Sem o Pacaembu, o Peixe terá de estudar outras opções em São Paulo para dividir os jogos do clube com a Vila Belmiro, que ainda passa por reformas.