Santiago passou quase três anos na base do Santos sem disputar uma partida oficial (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Na última sexta-feira, enquanto os santistas aguardavam ansiosamente a publicação do contrato do atacante Uribe no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol, a publicação de uma rescisão contratual do Peixe chamou a atenção: o final do vínculo com Santiago Cortes Galera.

Quem?

O DIÁRIO foi atrás do jogador que teve o contrato rescindido e descobriu uma história, no mínimo, curiosa. Santiago Cortes Galera tem 20 anos, é americano, sobrinho do ex-jogador e hoje comentarista Roger Flores e estava nas categorias de base do Peixe desde 2017, porém não disputou uma partida oficial com a camisa do Santos.

“Ele estava no clube quando eu subi para o time sub-20. Foi feito um contrato de formação para que ele pudesse ser avaliado. Ele mostrava qualidade, mas não tinha experiência porque ele jogava nos Estados Unidos. Se eu tivesse continuado ele não estaria nos planos, já tinha passado isso para a gerência. Nem sabia que ele continuava no Santos. Comigo ele não jogou uma partida”, afirmo ao DIÁRIO o ex-técnico da equipe sub-20, Aarão Alves.

Mesmo sem espaço, Santiago assinou um contrato de profissional com o Santos em outubro de 2017, com duração até dezembro de 2019. A notícia foi divulgada pelo site oficial do clube (confira aqui) e o meia mostrou-se animado com a oportunidade de defender o Peixe.

“Eu estou muito feliz com este novo momento na minha carreira. O Santos é muito grande, um time famoso no mundo inteiro. Espero poder mostrar todo meu potencial, vontade e garra nesta equipe. Só tenho motivos para comemorar”, afirmou o jogador na matéria.

Desde então, ele só vestiu a camisa do Santos em um torneio sub-23 na China em novembro de 2017, ao lado de jogadores como Matheus Guedes, Robson Bambu e Guilherme Nunes. Desde o ano passado, ele treina com os jogadores que estão sob avaliação ou não fazem parte dos planos das categorias de base.

No começo do ano, a diretoria do clube fez uma proposta para rescindir o contrato de Santiago com o Santos, mas ele não aceitou. Seguiu treinando no DACTA (Departamento de Avaliação, captação e transição de atletas) até a semana passada, quando informou ao clube que não treinaria mais e que seu empresário entraria em contato com a diretoria. Dia depois, Roger Flores, o comentarista, procurou o clube para se informar sobre a situação do garoto.

Após a conversa, o clube e o jogador chegaram a um acordo para a rescisão contratual, publicada no BID da CBF na última sexta-feira. Atualmente, Santiago está em Portugal. Segundo pessoas da diretoria do Peixe, ele faz testes em clubes do país. O DIÁRIO entrou em contato com o meia através das redes sociais, mas ele não quis falar sobre sua passagem pelo Peixe até a publicação dessa matéria.