Ângelo foi anunciado no Strasbourg (Crédito: Divulgação)

O Chelsea (Inglaterra) oficializou o empréstimo e o atacante Ângelo, ex-Santos, foi anunciado no Strasbourg (França). Apesar do destaque nos amistosos do time, a diretoria decidiu pelo empréstimo de uma temporada para o garoto ganhar minutagem. A equipe francesa foi comprada pela Clearlake Capital, do empresário americano Todd Boehly, que é o dono do clube inglês, ainda em junho.

“O jogador de 18 anos se juntou ao Chelsea no início deste verão vindo do Santos e fez parte do elenco principal para nossa viagem de pré-temporada aos Estados Unidos. Ele participou dos amistosos contra Wrexham, Brighton e Hove Albion e Fulham. Ângelo agora continuará seu desenvolvimento na primeira divisão francesa com o Strasbourg, que é treinado pelo ex-técnico do Nice e do Crystal Palace, Patrick Vieira. Boa sorte, Ângelo”, divulgou o Chelsea.

Menino da Vila, o jogador foi vendido ao time da Inglaterra por US$ 15 milhões (R$ 72 milhões) em julho. Aos 18 anos, Ângelo é uma das grandes revelações recentes da base do Santos. O camisa 11 iniciou sua trajetória profissional com apenas 15 anos, em outubro de 2020, contra o Fluminense, no Maracanã, tornando-se o segundo atleta mais jovem a estrear pelo Peixe, atrás apenas de Coutinho.

Pelo Alvinegro Praiano, Ângelo fez 129 jogos, marcando cinco gols e distribuindo 10 assistências. Na última temporada, o atacante foi o jogador que mais acertou dribles em todo o Campeonato Brasileiro, com 86. Em abril de 2021, Ângelo balançou as redes em vitória santista por 3 a 1 sobre o San Lorenzo, na Argentina, e também assumiu o posto de atleta mais jovem a marcar um gol na história da Conmebol Libertadores, com apenas 16 anos, três meses e 16 dias de idade.

No anúncio, o time da França fez uma citação à Paulo Coelho, grande nome da literatura brasileira, e destacou a chegada do jogador.

“Nascido em 21 de dezembro de 2004 em Brasília, capital do Brasil, Ângelo Gabriel Borges Damaceno foi treinado no Santos FC, clube emblemático pelo qual Pelé e Neymar, em especial, vestiram as cores. Ponta-direita precoce e particularmente talentosa, rapidamente subiu na hierarquia e até pulou etapas desde que se tornou, em outubro de 2020, aos 15 anos e 308 dias no gramado do Maracanã contra o Fluminense, o jogador mais jovem do clube .história do campeonato nacional para começar com a primeira equipe.

Poucos meses depois, em abril de 2021, aos 16 anos e 105 dias, o prodígio bateu outro recorde, desta vez internacional, batendo o mais jovem artilheiro da história da Copa Libertadores (o equivalente sul-americano da Liga dos Campeões), durante uma partida contra o argentino San Lorenzo. Com apenas 18 anos, regularmente selecionado pelos sub-20 do Brasil, Ângelo Gabriel disputou 129 partidas pelo Santos e os maiores clubes europeus da época o cortejaram.

No final das contas, foi o Chelsea quem conseguiu sua transferência. Canhoto criativo e rápido, com elegante toque de bola, formidável driblador, Ângelo Gabriel, que a unidade de recrutamento do Racing orientou pela primeira vez em outubro de 2021, realizou parte da preparação de verão com o Chelsea, participando em particular na digressão americana do clube londrino, antes de chegar a Estrasburgo no dia 7 de agosto.

“É um jovem jogador muito bom, que já jogou muito ao mais alto nível no seu país. Já o havíamos visto há dois anos no Brasil e estamos felizes em recebê-lo. Estou muito feliz por esta operação agora ser possível graças à BlueCo. Angelo está muito feliz de estar aqui e é bom ver seu frescor e sua alegria comunicativa! “, disse Marc Keller, presidente da Racing.

Todo sorrisos, Angelo Gabriel descobriu o estádio Meinau e vestiu a camisa do Racing, número 23, para sua primeira sessão de fotos. De seguida, visitou as instalações do Racing Soprema Parc e cumprimentou os novos companheiros: “Estou muito motivado com este desafio e o meu objetivo é ajudar a equipa a chegar ao topo! Também estou feliz por conhecer o futebol francês, um dos mais famosos do mundo, com um estilo de jogo que gosto e que me cai bem. Mal posso esperar para começar! “.

Leia também: