Santos pode retomar os treinos no CT Rei Pelé a partir da próxima semana (Crédito: Divulgação)

Os clubes de São Paulo esperam com ansiedade o anúncio do governador João Dória Jr., na próxima quarta-feira, das medidas que serão adotadas a partir da próxima semana. A quarentena no Estado está prevista para acabar no dia 31 e os clubes esperam pela liberação dos treinos a partir do dia 1º de junho.

Nesta segunda-feira, João Dória Jr. afirmou em entrevista à Globo News que a quarentena deve ser mantida na próxima semana, mas de uma forma diferente, com liberação de algumas áreas do Estado e atividades.

“Nós teremos uma nova quarentena. Não é imaginável que possamos não ter uma nova quarentena a partir de 1º de junho, mas será uma quarentena inteligente. Ela vai levar em conta toda a regionalização de São Paulo, no interior, capital, região metropolitana, litoral. A decisão não será homogênea. Até agora foi porque precisava ser. Agora, podemos fazer heterogênea, seguindo orientação do comitê de saúde. Áreas que definam flexibilização cuidadosa e em etapas, serão levadas em consideração. Onde não puder, não será…”, afirmou o governador.

O DIÁRIO apurou que os clubes de São Paulo espera que os treinos sejam liberados a partir da próxima semana. Eles acreditam que os protocolos feitos para o futebol são muito seguros e devem usar o exemplo da Alemanha na conversa com as autoridades de saúde. O futebol voltou na Bundesliga há duas semanas e nenhuma pessoa envolvida nas atividades foi contaminada até agora.

Leia também: Grupo de torcedores do Santos faz protesto contra a volta do futebol

A volta das competições ainda é um cenário distante. Clubes entendem que será necessário esperar mais de duas semanas antes de a bola voltar a rolar, já que no primeiro momento os treinos seriam feitos em pequenos grupos e haveria uma evolução gradativa.

A hipótese imaginada pelos clubes é o reinício do Paulista entre a última semana de junho e a primeira semana de julho, com os jogos acontecendo com portões fechados, em sedes pré-determinadas no interior, em regiões com baixo número de casos.

O Campeonato Paulista foi interrompido na 10a rodada. Ainda serão disputadas duas rodadas da fase de classificação, além de quartas, semi e finais.