Mendoza estava no Ceará antes de chegar ao Santos (Crédito: (foto: Felipe Santos/Ceará SC)

O Santos anunciou na tarde desta quinta-feira (08) a contratação do atacante colombiano Steven Mendoza. O jogador assinou com o Peixe em definitivo e o contrato é válido por três temporadas. Aos 30 anos, o jogador carrega boas histórias em sua carreira.

Mendoza foi revelado pelo pelo Envigado da Colômbia e chegou a “rodar” o país, com passagens por América de Cali, Cúcuta Deportivo e, por fim, Deportivo Cali, quando conquistou seu primeiro título na carreira. Durante esse tempo, o jogador jogou pela Seleção Sub-17 da Colômbia.

Ele esteve no elenco colombiano que disputou o Mundial sub-17 de 2009. A equipe fez uma boa campanha e foi eliminada apenas na seminal, para Suíça. Após isso, Mendoza disse que clubes da Europa, incluindo do Chelsea, o procuraram.

“Chegaram propostas da Europa depois desse torneio, mas nenhuma deu certo. A primeira oferta eu lembro que foi do Saint-Étienne, da França, e logo em seguida o Chelsea foi atrás. Nunca ninguém me falou por que não deu certo, mas acho que os caras queriam mais dinheiro, aí não aconteceu”, disse o jogador, em entrevista recente à ESPN

Antes de passar pela primeira vez pelo futebol brasileiro, o atacante jogou pelo Chennaiyin FC, da Índia. Campeão da Indian Super League, disputou nove jogos e marcou quatro gols.

Mendoza foi contratado pelo Corinthians em 2014. Ao todo, disputou 31 partidas, marcou três gols e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2015. As poucas oportunidades fizeram com que o jogador fosse emprestado, novamente ao Chennaiyin FC. A história poderia ter sido diferente, segundo o Mendoza.

“O Tite me falou: ‘Fica, vou precisar de você ano que vem!’. Mas eu nunca tive um amigo ou alguém da família falando para esperar, para dizer que a oportunidade voltaria a aparecer. Por isso, fui de novo para a Índia. Não me arrependo de nada, porque isso serviu para aprender com os erros que cometi no passado”, disse o atleta.

Tite pediu para Mendoza permanecer no Corinthians (Crédito: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Quando retornou do futebol indiano, Mendoza foi emprestado ao New York City FC, da MLS, em 2016. Lá, encontrou atletas mundialmente conhecidos como Andrea Pirlo, David Villa e Frank Lampard, atleta que mais o impressionou.

“O Lampard! Quando eu cheguei ao clube, havia caras como Villa e Pirlo, e a gente aprendia muito com eles. Mas, quando vi o Lampard, foi ele que me deixou de queixo caído”, afirma.

Mendoza, pelo New York City (Crédito: Divulgação)

“Um cara diferenciado. Aprendi muita coisa com ele. Um jogador que tinha 38 anos e corria igual menino. Eu pensava: ‘O cara é cheio da grande, ganhou tudo e continua treinando bem e se alimentando bem’. Quem quer jogar no futebol europeu tem que pegar o exemplo de como caras como ele se alimentam e treinam”, completa.

Ainda com contrato ligado ao Corinthians, Mendoza foi emprestado ao Bahia em 2017, disputando 31 jogos e oito bolas na rede. As boas atuações no time baiano ajudaram o time Paulista a concluir a venda do jogador por 1 milhão de euros (cerca de R$ 3,8 milhões na cotação da época), ao Amiens, da França.

Mendoza disputou partidas pela Seleção da Colômbia (Crédito: Reprodução)

A passagem pelo futebol Europeu não foi considerada ruim. O colombiano disputou 74 jogos, marcou 14 gol e deu duas assistências. Nesse tempo, o atacante chegou a ser convocado para Seleção da Colômbia, mas disputou apenas uma partida. No Amiens, encontrou Paulo Henrique Ganso, ex-Santos.

Por fim, Mendoza chegou ao Ceará no começo da temporada passada,  custando cerca de 600 mil euros (cerca de R$ 4 milhões na cotação da época) para comprar 60% dos direitos econômicos do atleta. Ao todo, foram 96 jogos, com 24 gols marcados e nove assistências com a camisa do Vozão.

Leia também: