O atacante Gabigol comemora um dos seus gols diante do Paraná com a sua mãe na Vila Belmiro (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos conquistou a segunda vitória seguida e também a segunda no Campeonato Brasileiro ao bater o Paraná por 3 a 1 na noite deste domingo, na Vila Belmiro. Os gols do Peixe foram anotados por Rodrygo e Gabigol. Silvinho descontou para os paranaenses. Com o resultado, o time chega aos 6 pontos e subiu para a 11ª colocação na competição. Os santistas têm um jogo a menos, por conta de partida contra o Vasco adiada na segunda rodada.

O Peixe volta a campo nesta quinta-feira, contra a Luverdense, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, em Lucas de Rio Verde (MT). Na partida de ida, na Vila Belmiro, o Santos goleou o time mato-grossense por 5 a 1. No domingo, a equipe tem o clássico contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

O primeiro tempo foi sonolento. O Santos teve maior posse de bola, mas não conseguiu superar a forte barreira defensiva montada pelo Paraná. O Peixe procurou atacar pelos lados, mas insistia em cruzamentos na área adversária sem sucesso. O time saiu do gramado para o intervalo sob vaias de parte da torcida presente na Vila Belmiro.

Mais uma vez, a equipe dirigida por Jair Ventura sentiu falta de mais criatividade e intensidade, mostrando um futebol lento e previsível. Vitor Bueno, mais uma vez titular, fez uma primeira etapa apagada, assim como Jean Mota, outro jogador responsável pela criação no meio-campo santista.

Apesar do amplo domínio do Santos, foram do time paranaense as melhores oportunidades na primeira metade do jogo. Em contra-ataques liderados por Silvinho, o time de Rogério Micale criou boas chances aos 8min, aos 13min e a melhor delas aos 43min, com um chute forte de Alemão defendido por Vanderlei.

Mal começou o segundo tempo e o panorama mudou, graças ao gol marcado por Rodrygo logo a 1min, depois de boa jogada construída no lado direito do ataque. Vitor Bueno cruzou, a zaga rebateu, Gabigol chutou e a bola desviou em Sasha e sobrou para Rodrygo tocar para o fundo do gol.

O gol obrigou o Paraná a abandonar a retranca e o Santos soube se aproveitar. Aos 13min, Vitor Ferraz cruzou, Sasha escorou de cabeça para Gabigol marcar, também de cabeça. O time paranaense continuou pressionando e o Peixe fez o terceiro, na primeira jogada de Arthur Gomes, que havia substituído Rodrygo. Ele disparou pela esquerda, driblou o zagueiro e cruzou para Gabigol só tocar para as redes. No último lance da partida, Silvinho chutou de fora da área para descontar para o Paraná.

SANTOS 3 X 1 PARANÁ

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wágner Reway (MT)
Público: 3.971 pagantes
Renda: R$ 140.110,00
Gols: Rodrygo, a 1min, Gabigol, aos 13min e aos 30min, e Silvinho, aos 47min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Torito, Vitor Feijão e Gabigol.
SANTOS
Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Diego Pituca); Rodrygo (Arthur Gomes), Jean Mota, Vitor Bueno (Vecchio) e Eduardo Sasha; Gabigol. Técnico: Jair Ventura
PARANÁ
David; Alemão, Jesiel, Rayan e Igor (Júnior); Wesley Dias, Torito (Alex Santana) e Caio Henrique; Léo Itaperuna (Vitor Feijão), Carlos e Silvinho. Técnico: Rogério Micale