Santos prepara festa para a partida de estreia no Campeonato Brasileiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A festa está marcada e o torcedor convidado. Vai ter parabéns nas arquibancadas, Sereias, Match Day e estreia do novo uniforme. Apenas uma coisa ainda não está certa: a vitória. O Santos recebe o Ceará neste sábado, aniversário do clube, às 21h, no Pacaembu, e o adversário não vai querer saber de festa.

Além do time recém-chegado da Série B, o Santos terá um tabu de 12 anos pela frente: desde 2005 o Peixe não vence na estreia do Campeonato Brasileiro. O Ceará, que vem da conquista do título estadual, não poderá utilizar o lateral-esquerdo Romário, emprestado pelo Peixe, mas terá a presença de outro velho conhecido da torcida santista: o atacante Felipe Azevedo, que jogou no Peixe em 2009.

Para a partida no dia do aniversário do clube, o técnico Jair Ventura deve escalar o Peixe como manda o DNA: ofensivo. A formação com quatro atacantes utilizada na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1, no segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista, agradou e deve ser repetida. Assim, Eduardo Sasha e Arthur Gomes jogariam pelas pontas, Rodrygo no centro e Gabigol no comando de ataque, com os três primeiros com liberdade para se movimentar e trocar de posição a todo momento.

No meio-campo, o capitão Renato parece ter ganhado a vaga novamente. Após a contusão de Léo Cittadini, que perdeu as semifinais do Paulistão, o experiente volante entrou bem e tem mais poder de marcação do que o meia, o que pode pesar a seu favor em uma formação com quatro atacantes. Apesar do retorno de Victor Ferraz, Daniel Guedes deve ser mantido na lateral direita.

SANTOS X CEARÁ

Horário: 21h
Local: Pacaembu
Transmissão: Premiere

Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira

SANTOS
Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison e Renato; Eduardo Sasha, Rodrygo, Arthur Gomes e Gabigol. Técnico: Jair Ventura.

CEARÁ
Éverson; Arnaldo, Luiz Otávio, Valdo e Ernandes; Juninho, Wescley, Ricardinho e Pio; Arthur e Felipe Azevedo. Técnico: Marcelo Chamusca