Morelos fez o gol da vitória do Santos no clássico contra o São Paulo(Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Com um gol de pênalti marcado pelo VAR, o Santos venceu o São Paulo por 1 a 0 no clássico da noite desta quarta-feira, no Morumbis, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2024. O atacante Morelos fez o gol do Peixe. O São Paulo teve um gol de Erick também anulado pelo árbitro de vídeo.

Com o resultado, o Santos chega a 19 pontos e garantiu a classificação para as quartas de final. Na próxima rodada, domingo, o Peixe recebe o Novorizontino, na Vila Belmiro.

O jogo

O primeiro tempo foi muito truncado e disputado no meio-campo. O Santos, com Otero como criador das jogadas, não conseguiu ficar com a bola nos pés. O São Paulo só chegava até a intermediária, mas não conseguia chegar com muito perigo. O clube teve uma chance com Galoppo, em finalização de fora da área aos 25 minutos, mas o goleiro João Paulo defendeu.

O Santos teve a primeira chance aos 32 minutos. O atacante Guilherme recebeu bom passe na direita e chutou cruzado, mas o goleiro Rafael fez boa defesa.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o São Paulo chegou a abrir o placar. Luciano recebeu passe nas costas da zaga e chutou cruzado pra vencer o goleiro João Paulo, mas o atacante estava em posição de impedimento.

No segundo tempo, o Santos voltou com Felipe Jonatan na vaga de Aderlan, com Hayner voltando para a lateral direita, e com Morelos na vaga de Pedrinho. E o Peixe teve uma grande chance logo com oito minutos. Guilherme começou jogada pela esquerda e tocou para William, que lançou Hayner. O lateral bateu cruzado e a bola sobrou para Otero, que foi travado dentro da pequena área na hora da finalização.

Melhor em campo, o Santos abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo. O meia Otero recebeu de Hayner e foi derrubado na área pelo lateral Wellington. A árbitra Edina Alves Batista não marcou pênalti, mas foi chamada pela arbitragem de vídeo e mudou a decisão. O atacante Morelos fez a cobrança e marcou o primeiro gol com a camisa do Peixe.

O São Paulo partiu com tudo para o ataque. Aos 31 minutos, após jogada de Ferreirinha pela esquerda, a bola sobrou para Alisson na entrada da área e ele soltou a bomba, mas o goleiro João Paulo fez grande defesa. Aos 34, após dividida na entrada da área, a bola sobrou para Wellington, que soltou a bomba por cima do gol. Aos 35, Ferreirinha soltou a bomba da entrada da área e a bola passou à direita do gol.

A pressão seguiu e o gol saiu. Aos 42 minutos, Ferreirinha fez boa jogada e tocou para Wellington, que cruzou para a área, Erick dominou e tocou para o gol. A árbitra Edina Alves Batista deu gol, mas foi chamada pelo VAR e marcou mão do atacante do São Paulo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 1 SANTOS

Data e hora: 14 de fevereiro de 2024, às 19h3omin (horário de Brasília)
Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Edina Alves Batista
Árbitros assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrine Bevilaqua Costa
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz dos Santos

Gols: Morelos, aos 20’/2ºT (0-1),
Cartões amarelos: Calleri (SAO), Aderlan, Marcelinho, Morelos e Hayner (SAN),

SÃO PAULO: Rafael, Bobadilla, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson e Galoppo (Erick, aos 22’/2ºT); Juan, Calleri e Luciano (Ferreirinha, aos 26’/2ºT). TÉCNICO: Thiago Carpini

SANTOS: João Paulo. Aderlan (Felipe Jonatan, no intervalo), Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca e Otero (Nonato, aos 28’/2ºT); Pedrinho (Morelos, no intervalo), William Bigode (Marcelinho, aos 40’/2ºT) e Guilherme (Tomás Rincón, aos 48’/2ºT). TÉCNICO: Fábio Carille