Santos perde para o Botafogo e se complica no Brasileiro Sub-20

Santos perdeu chance de vencer o lanterna da competição (Crédito: Henrique Lima/BFR)

Santos perdeu para o Botafogo por 3 a 2, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela 17ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. Os gols do Peixe foram marcados por Alejandro Villarreal e Hyan. O goleiro Gustavo Jundi foi expulso ainda nos 13 minutos do primeiro tempo.

A equipe do técnico Orlando Ribeiro segue com 24 pontos, somando sete vitórias, três empates e sete derrotas. São 35 gols marcados e 31 sofridos. O Alvinegro encerra a primeira fase contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, e recebendo o Goiás, na Baixada Santista. A categoria terá que vencer os dois jogos e torcer por outros resultados para buscar a classificação.

Os Meninos da Vila venceram o Internacional (F), Ceará (C), Fluminense (C), Fortaleza (F), Grêmio (C), Bahia (C) e Corinthians (C), empataram com o Athletico-PR (F), Red Bull Bragantino (C) e Cuiabá (F) e perderam para o Flamengo (C), América-MG (F), Atlético-MG (C), São Paulo (F), Palmeiras (F).

Na 18ª e penúltima rodada, eles visitam o Cruzeiro na próxima quarta-feira (14), às 21h30min, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Antes disso, o Alvinegro Praiano recebe o São Bento neste sábado (10), às 15 horas, no CT Rei Pelé, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Paulista sub-20.

Leia também: Com permanência de Pedrinho, Santos esfria busca por atacantes de lado

O JOGO

Mesmo fora de casa, o Santos FC começou melhor e criou uma grande oportunidade logo aos 12 minutos, quando Rodrigo Cezar avançou pela esquerda e bateu chapado, no ângulo esquerdo do goleiro Joaquim. A bola, porém, explodiu na trave e voltou nos pés de Miguelito, que acabou mandando para fora.

No contra-ataque, foi a vez do Botafogo chegar com Lobato na entrada da área e tentar a cobertura. O goleiro Gustavo Jundi avançou e acabou resvalando com o braço na bola fora da área. O árbitro Alan Trindade assinalou a falta e expulsou o arqueiro santista.  Mesmo com um a menos, o Peixe não se acanhou no gramado e abriu o placar aos 27 minutos.

Miguelito passou pela marcação com facilidade pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para o centroavante Alejandro Villarreal estufar as redes do estádio Nilton Santos.  O Botafogo, por sua vez, respondeu aos 34, quando Fabiano cobrou falta dentro da área e Rodrigo Guet subiu mais que todo mundo para deixar tudo igual no duelo.

Em vantagem numérica, os donos da casa se lançaram ao ataque e, aos 45, Pedro Hian acabou batendo a mão na bola após cruzamento pela direita e o árbitro anotou pênalti. Na cobrança, Kayke tirou de João Fernandes e virou a partida antes do intervalo. E logo aos 4 do segundo tempo, a equipe carioca chegou ao terceiro gol com Fabiano.

No restante da partida, o Botafogo passou a tentar administrar o resultado com a vantagem de dois gols. Mas o Santos FC não se entregou e diminuiu aos 22 com Hyan. Nos momentos seguintes, os Meninos da Vila ameaçaram uma pressão em busca do empate, mas o duelo terminou mesmo com vitória por 3 a 2 da equipe carioca no estádio Nilton Santos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 2 SANTOS FC

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (SP)
Data: 7 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Horário: 15h
Árbitro: Alan Trindade da Silva (RJ)
Assistentes: Lucas Castro (RJ) e Fábio Ramos (RJ)
Cartão vermelho: Gustavo Jundi.

GOLS:
BOTAFOGO: 
Rodrigo Guet, aos 34 do 1T; Kayke, aos 46 do 1T; Fabiano, aos 4 do 2T;
SANTOS FC: Alejandro Villarreal, aos 27 do 1T; Hyan, aos 22 do 2T;

BOTAFOGO: Joaquim; Rodrigo Guet, Kauã Branco, Serafim e Justino; Lucyo, Kauê Leonardo e Kauã Toledo; Rafael Lobato, Fabiano e Kayke.
Técnico: Carlos Leiria

SANTOS FC: Gustavo Jundi; Gustavo Henrique, Matheus Matias, Diego Borges (Samuel) e Pedro Hian (Vinicius Lira); Profeta (Enzo Monteiro), Hyan (Gabriel Simples) e Miguelito; Rodrigo Cezar (João Fernandes), Gabriel Bontempo e Alejandro Villarreal (David Pereira).
Técnico: Orlando Ribeiro.

REGULAMENTO

Os 20 clubes participantes (melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes da CBF) se enfrentam em turno único. Após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda enfrenta a sétima e assim por diante.

Nas quartas de final e semifinal, jogo único. Já a grande final com ida e volta. No mata-mata, as melhores campanhas são mandantes no jogo único e em caso de final decide em casa.

Veja os resultados do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Internacional 2 x 3 Santos – Felipe Laurindo (P), Enzo Monteiro e Mateus Xavier
  • Santos 5 x 2 Ceará – Miguelito (3), Enzo Monteiro e Hyan
  • Athletico-PR 1 x 1 Santos – Mateus Xavier
  • Santos 1 x 3 Flamengo – Mateus Xavier
  • Santos 3 x 1 Fluminense – Felipe Laurindo, Miguelito e Gustavo Henrique
  • Fortaleza 0 x 2 Santos – Bernardo e Diego Borges
  • América-MG 2 x 0 Santos
  • Santos 4 x 1 Grêmio – Matheus Lima, Bernardo (P), Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Santos 1 x 2 Atlético-MG – Matheus Lima
  • São Paulo 4 x 3 Santos – Rodrigo Cezar, Hyan (P) e Jair
  • Santos 2 x 1 Bahia – Bontempo e Hyan
  • Palmeiras 1 x 0 Santos
  • Santos 2 x 2 Red Bull Bragantino – Hyan (2)
  • Cuiabá 1 x 1 Santos – Gabriel Simples
  • Atlético-GO 3 x 0 Santos
  • Santos 5 x 2 Corinthians – Diego Borges, Alejandro Villarreal, Bontempo, Miguelito (P) e Enzo Monteiro
  • Botafogo 3 x 2 Santos – Alejandro Villarreal e Hyan