O volante Rodrigo Fernández em ação no clássico contra o São `Paulo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com um gol em pênalti marcado pelo VAR, o Santos perdeu para o São Paulo por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, no Morumbi, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe segue em vencer com visitante na Era Bustos e sem vitórias sobre uma equipe comandada por Rogério Ceni.

O atacante Marcos Leonardo fez o gol do Peixe no clássico. Calleri e Luciano fizeram os gols do São Paulo.

Na próxima rodada, domingo, o Santos recebe o Cuiabá, na Vila Belmiro. Antes, na quinta, o Peixe enfrenta a Universidad Católica, no Equador, pela Copa Sul-Americana.

O jogo

O Santos entrou em campo com novidades. Velázquez substituiu Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan entrou pelo meio. No entanto, os planos foram por água abaixo logo aos oito minutos. Patrick recebeu sozinho na esquerda e cruzou, Calleri subiu nas costas de Velázquez e cabeceou para o gol para abrir o placar.

O Peixe buscou a reação. Aos 12 minutos, Lucas Pires fez boa jogada pela esquerda e cruzou, o goleiro Jandrei rebateu e Léo Baptistão chutou de primeira, mas a bola passou por cima do gol.

Depois de um bom tempo de equilíbrio e sem grandes oportunidades, o Santos chegou ao empate no último minuto do primeiro tempo. Léo Baptistão fez grande jogada pela direita e cruzou rasteiro, Jandrei defendeu parcialmente e Marcos Leonardo, de carrinho, empurrou para o gol.

O São Paulo teve uma boa chance aos seis minutos do segundo tempo. Em jogada bem trabalhada, Alison recebeu de Eder e chutou de primeira, de dentro da área, e João Paulo fez boa defesa. Aos sete, Alisson cruzou e Velázquez salvou o Santos antes da chegada de Calleri.

O Santos deu o troco aos 13 minutos. Rodrigo Fernández puxou contra-ataque, tabelou com Jhojan Julio e e chutou da entrada da área, mas por cima do gol de Jandrei.

Em casa, especialmente após as mudanças de Fabián Bustos, o São Paulo partiu para o ataque e chegou ao segundo gol em um lance polêmica. Após disputa entre Marcos Leonardo e Alisson na linha lateral, a bola saiu para lateral. O árbitro deu arremesso para o São Paulo, que cobrou rápido e, na sequência da jogada, após cruzamento da direita, a bola bateu na mão de Rodrigo Fernández. O árbitro Leandro Vuaden foi chamado pelo VAR e marcou o pênalti. Luciano cobrou com perfeição e marcou.

SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Horário: 02/05/2022, às 20h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Gols: Calleri, 8’/1ºT (1-0), Marcos Leonardo, 45’/1T (1-1), Luciano (pênalti), 36’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Rafinha e Alison (SAO), Marcos Leonardo, Lucas Pires e Madson (SAN)

SÃO PAULO
Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius, aos 44’/2ºT), Diego Costa, Arboleda e Welington; Andres Colorado (Luciano, aos 16’/2ºT), Rodrigo Nestor (Pablo Maia, aos 36’/2ºT), Igor Gomes e Patrick (Alisson, no intervalo); Eder  (Marquinhos, aos 16’/2ºT) e Calleri. Técnico: Charles Hembert.

SANTOS
João Paulo, Madson, Maicon, Velázquez e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Felipe Jonatan (William Maranhão, aos 15’/2ºT), Zanocelo (Angulo, aos 36’/2ºT) e Léo Baptistão (Ricardo Goulart, aos 26’/2ºT); Jhojan Julio (Lucas Braga, aos 15’/2ºT) e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos.