Gabriel Pirani, camisa 7 da Seleção (Crédito: Lesley Ribeiro/CBF)

Com Pirani titular, a Seleção Brasileira Sub-23 venceu o México por 1 a 0, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, pela semifinal do Pan-Americano nesta quarta-feira (01). O gol do Brasil foi marcado por Leone (contra). O Brasil enfrenta o Chile na grande final no sábado (04), às 20 horas, no mesmo palco. A transmissão da final será feita pela CazéTV e pelo Canal Olímpico do Brasil, ambas no Youtube.

Na primeira fase, a Amarelinha ficou no Grupo B e bateu os Estados Unidos por 1 a 0, a Colômbia por 2 a 0 e Honduras por 3 a 0. O Menino da Vila foi titular nos três primeiros jogos e ainda marcou contra os colombianos. Nesta semifinal, permaneceu no time titular do técnico Ramon Menezes.

Pirani vem ganhando destaque no futebol norte-americano. O atleta deixou o Santos rumo ao Fluminense por empréstimo no início de 2023. Após boas partidas no clube carioca, o DC United mostrou interesse em sua contratação e fez uma proposta por empréstimo, com um valor de compra fixado – valores que giram na casa de 2 milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de reais na cotação atual).

O JOGO

Aos três minutos, a Seleção abriu o placar. Do campo de defesa, Michel fez ótimo lançamento para Marquinhos, que avançou em velocidade e chegou à área, onde se aproximavam Guilherme Biro e Figueiredo. Ele tentou a assistência para os atletas, mas o goleiro Tapia cortou e deu rebote. O zagueiro mexicano Leone chegou em velocidade e empurrou a bola para o fundo das redes.

Aos 20 minutos, a equipe fez pressão na saída de bola mexicana e criou boa chance de gol com Marquinhos, que recebeu passe de Figueiredo, mas teve o chute cortado pela defesa adversária. No minuto seguinte, o México exigiu boa defesa de Mycael em chute rasteiro de Ayon. Patryck afastou o perigo para o Brasil.

Figueiredo teve liberdade e achou ótimo passe para Pirani, que ficou cara a cara com o goleiro Tapia, mas Leone cortou e impediu uma chance clara de gol. Aos 15 minutos, Mycael precisou defender chute de Carrillo após troca de passes dentro da área. O jogador mexicano levou perigo também finalização de longe, aos 28 minutos. Três minutos depois, Ambriz forçou nova intervenção do goleiro brasileiro em finalização de fora da área.

O goleiro fez linda defesa de cabeceio de Fernandez, impediu o empate do México aos 44 minutos do segundo tempo e garantiu a  Seleção Brasileira na final dos Jogos Pan-Americanos. A Amarelinha quebrou um tabu de 20 anos sem disputar a medalha de ouro. A última vez em que isso aconteceu foi em 2003, com a Seleção comandada por Paulo Campos, que tinha no elenco Vágner Love, Diego Souza e Cleiton Xavier.

BRASIL: Mycael; Miranda, Arthur Chaves, Michel e Patryck; Ronald, Igor Jesus e Guilherme Biro (Gustavo Martins); Gabriel Pirani (Kaio), Marquinhos (Thauan Lara) e Figueiredo. Treinador – Ramon Menezes.

Leia também: