As Sereias da Vila devem passar por uma reformulação para a temporada 2024. A nova gestão do presidente Marcelo Teixeira assume o cargo no dia 2 de janeiro e a Thais Picarte foi escolhida para o projeto do futebol feminino. A profissional começou a carreira atuando como goleira atuando em diversos clubes no Brasil, incluindo o Santos,e se profissionalizou em gestão de futebol.
O Santos irá disputar Paulista, Brasileiro e Libertadores no próximo ano. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) detalhou as datas base do futebol feminino. No entanto, o elenco vem sofrendo um desmanche e até agora são nove atletas que se despediram: as goleiras Camila, Anna Bia e Jully; as laterais Gi Fernandes e Bia Menezes; a volante Brena; a meia-atacante Yaya e as atacantes Fabi Simões e Jourdan.
Ao lado de Aline Xavi, atual coordenadora das Sereias, Picarte já iniciou os trabalhos no clube nos bastidores. Alguns jogadoras o Peixe já não tinha interesse em manter enquanto outras o departamente tentou convencer a ficar. A equipe já tem reforços engatilhados, mas aguardam a virada do ano para poder formalizar os contratos. Além disso, o técnico Bruno Silva deve ser mantido pela gestão. A coordenação ainda vai sentar com a comissão para apresentar o projeto.
O DIÁRIO apurou que uma das chegadas é da goleira Karen que estava na Ferroviária. A ideia da coordenação ainda é reforçar mais visando a disputa da Libertadores e trabalhar com empréstimo de jogadoras. Thais Picarte trará uma ideia de profissionalização do departamento, uma preocupação até com o setor médico pelo alto índice de lesões e um dos principais focos é aproximar a integração com a base.
A base feminina do Santos rompeu uma parceria com o projeto Meninas em Campo em junho deste ano. Desde então, o clube tem custeado o desenvolvimento das atletas em São Paulo.
As garotas atuam na capital e há essa dificuldade logística até a Baixada Santista. A distância dificulta o contato diário com o time profissional das Sereias da Vila e afasta as oportunidades das garotas. A expectativa é de aproximar a estrutura para que facilite a integração e o clube tenha outro olhar para as categorias de base.
Até agora, a zagueira Luciana Ortega e a volante Laura Valverde, que se recuperam de lesão de LCA, além da zagueira Camila Martins e da meia Ana Carla, foram regularizadas no BID da CBF com prorrogação e alteração salarial.
Sobre Thais Picarte
Apaixada por futebol desde criança e ser goleira calhou com as oportunidades. Passagens por São Paulo, Juventus, São Bernardo, Palmeiras, Corinthians, Bangu, Vitória das Tabocas, Centro Olímpico, São José e Santos. No exterior, jogou pela Lazio (Itália), Sporting de Huelva (Espanha), Levante (Espanha), Sportive Yzeure (França). Além das convocações para a Seleção Brasileira.
Ainda atleta já estava se especializando em gestão. Ela realizou o curso do Comitê Olímpico Internacional e entre outros. Formada em Educação Física, realizou cursos da CBF após finalizar a carreira, coordenou a própria base das Sereias entre 2019 e 2020 com o título do Paulista Sub-17 e criou uma Escola em São José dos Campos. Foi coordenadora do futebol feminino da FPF em 2022 e sendo coordenadora técnica da Brasil Ladies Cup nesta temporada.
Leia também:
Falta 1 dia pro lixo do Rueda sumir da vida do Santos !
Verdade !! Mas os socios fizeram o favor de trazer outro lixo para o lugar !!
Realmente ,o RUEDA , foi a maior desgraça da história do Santos F.C….
RUEDA , um lixo , um escroto , um verme !!!! Uma inutilidade sem sentido. RUEDA : Maldição
.