Soteldo tenta passar pela marcação de Pedro Bambu, do Atlético-GO (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos estreou na terceira fase da Copa do Brasil com uma derrota por 1 a 0 para o Atlético-GO, em Goiânia, na noite desta quinta-feira. Pensando no clássico contra o Corinthians, na segunda-feira, Jorge Sampaoli escalou uma formação mista e a equipe teve muitos problemas diante do time goiano, que estava bastante entusiasmado e foi empurrado por sua torcida, que lotou o estádio.

Na próxima quinta-feira, as duas equipes voltarão a se enfrentar e o Santos precisará de uma vitória por dois gols de diferença para chegar à quarta fase. Caso o Peixe vença por um gol de diferença, seja qual for o placar, a decisão será nos pênaltis. Esse jogo vai marcar a reabertura da Vila Belmiro.

Santos e Atlético fizeram um jogo equilibrado no primeiro tempo. O Peixe assumiu uma postura ofensiva, como de costume, mas os donos da casa não tiveram medo e também conseguiram produzir jogadas no ataque. O time alvinegro trocou muitos passes nas proximidades da área adversária, mas raramente conseguiu ficar em boas condições para finalizar.

A melhor chance do Santos surgiu quando Soteldo ajeitou na área para Cueva, mas o chute do peruano parou no goleiro do Atlético. Do outro lado do campo, Everson salvou a equipe no finzinho da primeira etapa com uma defesa em uma cabeçada de Pedro Raul.

As coisas ficaram mais complicadas depois do intervalo para o Santos por causa da expulsão de Gustavo Henrique, que havia levado cartão amarelo no primeiro tempo por reclamação e levou outro por causa de uma falta em Pedro Raul. Para fechar o buraco na retaguarda, Sampaoli tirou Rodrygo e colocou no jogo Luiz Felipe.

Apesar disso, o Santos, muito sampaolista, não recuou para garantir o empate. O time permaneceu no ataque, e até perdeu uma boa chance de gol com Eduardo Sasha, mas ficou bastante exposto. Com espaço para os contra-ataques, o Atlético chegou a mandar uma bola na trave e deu mais alguns sustos na defesa alvinegra antes de marcar o único gol da partida, com uma cabeçada de Jorginho.

A melhor notícia da noite para o Peixe foi a estreia de Jorge. O lateral-esquerdo jogou com desenvoltura, mostrou que tem muita habilidade e criou problemas para a defesa goiana com investidas pelo meio do ataque.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 1 x 0 Santos

Copa do Brasil – Terceira fase (Jogo de Ida)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior
Gol: Jorginho, aos 36 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Lucas Rocha, Moraes, Gustavo Henrique, Cueva, Soteldo
Cartão vermelho: Gustavo Henrique

Atlético-GO: Mauricio Kozlinski; Jonathan, Lucas Rocha, Gilvan e Moraes (Reginaldo); Pedro Bambu, Washington (André Luís) e Jorginho; Matheuzinho, Mike e Pedro Raul. Técnico: Wagner Lopes

Santos: Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Yuri (Alison), Jean Lucas e Cueva (Derlis González); Rodrygo (Luiz Felipe), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli