Conselho Deliberativo do Santos se reúne nesta quinta (Foto: Divulgação)

O Conselho Deliberativo do Santos vai se reunir de forma extraordinária nesta quinta-feira (5) para deliberar sobre o período de associação necessário para que o sócio possa votar nas eleições do clube, previstas para o dia 9 de dezembro deste ano. A reunião do Conselho terá transmissão ao vivo para os sócios do site do Sócio Rei.

No ano passado, o Estatuto Social do clube alterou de um para três anos o prazo mínimo de associação para a participação na eleição. O parecer da Comissão do Estatuto sobre o assunto é de que o texto é claro e tem efeito imediato. O texto diz o seguinte:

“Artigo 101º – Todas as disposições contidas neste Estatuto que afetam direitos e deveres dos associados, incluindo o direito de votar e ser votado, entram em vigor imediatamente após a aprovação deste Estatuto em Assembleia Geral”.

Ou seja, nesse caso, só poderiam votar os associados com três anos de clube (inscritos até meados de novembro de 2020). No entanto, a Comissão do Estatuto entendeu que os torcedores que viraram sócios entre dezembro de 2020 e o registro do novo Estatuto tinham direito a participar do próximo pleito e propôs um parágrafo no artigo para corrigir a falta de uma disposição temporária e evitar possíveis problemas judiciais.

O parecer da Comissão do Estatuto será votado pelos conselheiros na reunião da próxima quinta-feira. Se aprovado, ainda será preciso uma assembleia de sócios para a votação da mudança do texto do Estatuto. Se aprovada nas duas votações, a mudança valerá para a eleição de dezembro deste ano.

Leia também: