O atacante Derlis González tenta escapar da marcação do Cruzeiro (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com um homem a menos desde os três minutos de jogo (Gustavo Henrique foi expulso), o Santos perdeu para o Cruzeiro por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 15a rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a segunda derrota seguida da equipe comandada por Jorge Sampaoli.

Mesmo com o resultado, o Peixe permanece na liderança da competição, com 32 pontos ganhos, dois a mais do que Flamengo e Palmeiras. Na próxima rodada, domingo, o Santos recebe o Fortaleza, na Vila Belmiro. Todos os ingressos para o jogo já foram vendidos.

O jogo

Sim Victor Ferraz, resfriado, o Santos entrou em campo com Evandro no meio e um trio defensivo formado por Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge. Porém, qualquer que fosse a ideia do técnico Jorge Sampaoli ela foi por terra logo aos três minutos. Após disputa entre Gustavo Henrique e Pedro Rocha na entrada da área, o árbitro Anderson Daronco mandou o jogo seguir, mas foi chamado pelo VAR para observar a jogada, marcou falta e expulsou o zagueiro do Peixe.

O técnico do Peixe então optou pela entrada de Pará na vaga de Evandro e passou a ser bombardeado pelo Cruzeiro. Aos 14 minutos, Dodô recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, mas o goleiro Everson fez grande defesa. Aos 27, Thiago Neves arriscou de fora da área, Everson desviou e a bola acertou o travessão do Santos.

O primeiro gol saiu aos 43 minutos. O Cruzeiro trocou passes na entrada da área, Fred recebeu lançamento de Thiago Neves, ganhou de Jorge e fuzilou o goleiro Everson. O lance chegou a ser observado pelo VAR, mas Pará dava condição de jogo para o atacante do Cruzeiro.

O Santos teve apenas um chance no primeiro tempo em cobrança de falta do uruguaio Carlos Sánchez, mas o golerio Fábio fez grande defesa e mandou a bola para escanteio.

O técnico Jorge Sampaoli fez a troca da troca no intervalo com a entrada de Luiz Felipe na vaga de Pará. Com um minuto, Fred recebeu de costas para a zaga, ajeitou, Luiz Felipe não conseguiu cortar e Thiago Neves chutou forte para fazer o segundo gol.

Depois do segundo gol, o Cruzeiro passou a administrar o resultado e o Santos não teve poder de reação para buscar qualquer resultado melhor.

CRUZEIRO 2 X 0 SANTOS

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Gols: Fred, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Fred, Jorge Sampaoli, Thiago Neves, com um minuto do segundo tempo.
Cartões vermelhos: Gustavo Henrique

CRUZEIRO
Fábio, Orejuela, Fabrício Bruno, Dedé (Cacá, aos oito minutos do segundo tempo) e Egídio (Fred, aos 24 minutos do primeiro tempo); Henrique, Dodô, Marquinhos Gabriel e Thiago Neves; David (Robinho, aos 22 minutos do segundo tempo) e Pedro Rocha. Técnico: Rogério Ceni

SANTOS
Everson, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Carlos Sánchez (Alison, aos 13 minutos do segundo tempo), Evandro (Pará, aos oito minutos do primeiro tempo e depois Luiz Felipe, no intervalo), Diego Pituca e Felipe Jonatan; Derlis González, Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli