Soteldo tenta a jogada no empate do Santos contra o Ceará na Copa do Brasil (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos jogou boa parte do jogo com um jogador a menos (Lucas Veríssimo foi expulso no final do primeiro tempo) e ficou apenas no empate em 0 a 0 com o Ceará na tarde desta quarta-feira, na Vila Belmiro, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, às 19 horas, na Arena Castelão. O vencedor no tempo normal garante a classificação para as quartas. Se houver empate no tempo normal, qualquer que seja o placar (1 a 1, 2 a 1, etc), o confronto será decidido nos pênaltis.

O jogo

A primeira grande chance do Santos saiu aos cinco minutos. Após cruzamento de Felipe Jonatan, a defesa afastou nos pés do atacante Marinho. Ele chutou colocado e a bola passou raspando a trave direita de Fernando Prass.

O Ceará teve uma boa chance aos dez minutos. Após jogada pela esquerda, Fernando Sobral arrancou pelo meio e chutou da entrada da área, mas a bola saiu à direita do gol de João Paulo.

Aos 22 minutos, Jean Mota deu ótimo passe para Felipe Jonatan, que cruzou da esquerda. Lucas Braga desviou de primeira e a bola passou à direita do gol do Ceará. Aos 29, Soteldo fez linda jogada individual na entrada da área e chutou forte, Fernando Prass rebateu e Lucas Braga cabeceou para fora no rebote.

No final do primeiro tempo, o zagueiro Lucas Veríssimo levantou de mais a perna e acertou a cabeça do atacante Rafael Sóbis. O árbitro deu cartão amarelo, mas o VAR pediu revisão e o Wagner do Nascimento Magalhães decidiu expulsar o zagueiro do Peixe.

O Santos voltou para o segundo tempo com Luiz Felipe na vaga de Jean Mota e quase sofreu o gol logo aos três minutos. Diego Pituca errou na saída de bola, o Ceará aproveitou e Léo Chú recebeu livre na entrada da área. Ele bateu cruzado e a bola passou à esquerda do gol de João Paulo.

O Peixe teve uma boa chance aos sete minutos. Marinho soltou a bomba de fora da área e o goleiro Fernando Prass fez grande defesa. Aos nove, Marinho lançou Soteldo, que cortou doois zagueiros e chutou rasteiro, mas a bola saiu à direita do gol do Ceará. Aos 14, Soteldo cruzou, Marinho bateu de primeira e Fernando Prass defendeu de novo.

Sem meio-campo, o Santos se perdeu em campo depois dos 15 minutos e só deu Ceará. Aos 20, João Paulo salvou nos pés de Vina. Aos 23, Rick teve grande chance, mas mandou por cima do gol.

Depois desse lance, o ritmo do jogo caiu. Cuca fez diversas mudanças e o Santos conseguiu segurar o empate.

SANTOS 0 X 0 CEARÁ

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Cartões amarelos: Charles, Marinho, Léo Chú, Jean Mota, Tailson, Fabinho, Rick e Madson
Cartões vermelhos: Lucas Veríssimo

SANTOS
João Paulo, Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson (Sandry, aos 26 minutos do segundo tempo) e Jean Mota (Luiz Felipe, no intervalo); Marinho, Lucas Braga (Tailson, aos 32 minutos do segundo tempo) e Soteldo (Arthur Gomes, aos 32 minutos do segundo tempo). Técnico: Cuca

CEARÁ
Fernando Prass, Eduardo, Thiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles (Lima, aos 17 minutos do segundo tempo), Fernando Sobral (Wescley, aos 42 minutos do segundo tempo) e Vina; Rafael Sóbis (Matheus Gonçalves, aos 32 minutos do segundo tempo) e Léo Chú (Rick, aos 17 minutos do segundo tempo). Técnico: Guto Ferreira