O atacante Weslley Patati marcou o primeiro gol pelo profissional do Santos na goleada sobre o Brusque por 4 a 0, na Vila Belmiro, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, neste domingo (19). O camisa 42 teve a oportunidade ser titular pela primeira vez no ano e substituiu o atacante Guilherme lesionado.
O técnico Fábio Carille explicou o que tentou no jogo iniciando com o Menino da Vila que poderia dar opção no ‘um contra um’ visando quebrar uma linha de marcação do time de Santa Catarina.
“Não tive nenhuma conversa com ele. Minhas conversas são em grupos, só na hora de correção ou algo mais direto que eu chamo o jogador. Não gosto de ficar chamando muito atleta antes do jogo, ainda mais jovem, pois pode trazer uma responsabilidade e uma carga maior. A gente passa para que ele continue fazendo o que fez. Foi decisivo contra o São Bernardo, no Morumbis, e nos jogos que entrou. Vai oscilar, a gente tem que entender isso, mas tem qualidade e capacidade de sequência de jogos”, explicou o treinador.
Aos 20 anos, Patati um gol em dez jogos na temporada. Ao todo pelo Peixe, são 24 partidas e agora um gol anotado. Ele iniciou o ano com o profissional e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista.
Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou. Na época, voltou valorizado e o Alvinegro recebeu propostas do Catar, da Rússia e da China pelo jogador, mas elas foram imediatamente recusadas. Duas das propostas eram por uma transferência direta por 2 milhões de euros.
Alexandre Gallo, coordenador técnico, chegou até a fazer uma contraproposta pedindo 5 milhões de euros e 10% de uma futura venda. O Santos acredita que o atleta pode dar esse retorno financeiro no futuro. Gallo já havia recusado uma proposta da Ucrânia por empréstimo com opção de compra antes mesmo de Patati embarcar para o Catar.
O DIÁRIO apurou que durante essa temporada a ideia do clube é que os mais experientes e ‘cascudos’ levem a responsabilidade da busca pelo acesso à Série A. Porém, diante da chegada de propostas pelo Patati, o Santos entende o valor do garoto para a identificação com os Meninos da Vila e do valor para o mercado.
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Leia também:
Jogou bem ainda tem uns erros de tomada de decisão mas é normal da idade e o melhor foi que o deslocamento do Otero pra esquerda achei que o Otero jogou muito melhor que nos últimos jogos, Santos foi muito perigoso pela pontas ontem, eu ainda continuo batendo na tecla e não entendi o por que ? contratar o Patrick? foi desespero, erro mesmo?? por que não se justifica a contratação do cara, é um jogador em plena decadência física e técnica, ou acham um esquema pra ele jogar? ou vai ser difícil ver ele em campo e foi dinheiro jogador fora…continuo com a mesma opinião se somar todos os jogadores comprados nos últimos anos, jogadores meia boca ou fim de carreira tipo Dodô, Patrick, Carvajal, Mendoza, Nonato etc daria pra traze um que prestasse tipo o Pochetino do Fortaleza que nem é tão caro o passe, Santos amontoa jogador ruim e ajuda os clubes a recuperarem o investimento no caso do atletico mineiro dodo e patrick os caras estão rindo a toa
Esqueceu de falar sobre o Cazares que não vai bem de jeito algum… ao meu ver não faria sentido prolongar o seu contrato mais pra frente!
Caraca “ torcedor “ do Santos e’ f— ate qdo o foco e’ elogiar quem foi bem ele nao consegue elogiar e tem logo que comecar a disparar criticas para outros …. Kkkk
Cazares não custou nada e o salário é baixíssimo, sim se ele não melhorar provável que será dispensado
Weslley foi bem. O gol que marcou ja’ tinha feito outros parecidos no sub 20. Tem coragem e talento no 1×1, mas cometeu varios erros em jogadas criticas. Ainda esta’ longe de ser titular. JPChermont avança e ataca muito bem mas deixa as costa desprotegidas para contra-ataque entao Weslley tem ser mais inteligente qdo arriscar ( tem que arriscar pois e’ seu forte mas tem que saber qdo ). Carille faz otimo trabalho de ir dosando e fortalecendo os mais jovens
Já vi grandes jogos do Patrick e também jogos ruins, Acredito que tem a ver com a forma física. O Jean Lucas todo muno sabia o ano passado que estava fora de forma e com problemas físicos, veja no que deu. Agora em forma e com pré-temporada esta comendo a bola no Bahia. Vamos com calma pessoal, ninguém esquece de jogar bola.
Patati jogou bem e acredito que pode nos dar algum retorno tanto futebolístico quanto financeiro, é dar mais chances, antes desse jogo alguns torcedores falaram que ele está no profissional a dois anos e nunca marcou um gol, ora, nestes dois anos ficou entre o profissional e o sub20 e jogou pouquíssimos minutos sem ter sido titular em nenhum jogo, para ser reserva de Guilherme e Pedrinho ele dá conta sim.