Pedro Caixinha tem contrato com o Santos até o fim de 2026 (Foto: Bruno Vaz / Santos FC)

O novo técnico do Santos, Pedro Caixinha, perdeu apenas uma das quatro partidas que disputou contra o Peixe enquanto comandava o Red Bull Bragantino. O treinador português agora chega com o desafio de montar uma equipe em sua reconstrução e o retorno à Série A.

Nos confrontos diretos, Caixinha venceu o Santos duas vezes pelo Campeonato Brasileiro de 2023, com placares de 2 a 0 no Nabi Abi Chedid, e 3 a 1 na Vila Viva Sorte. Em 2024, pelo Paulistão, ganhou por 1 a 0 na fase de grupos, novamente em Bragança, mas foi derrotado na semifinal por 3 a 1 na Neo Química Arena, em jogo que garantiu a vaga santista na decisão do Estadual.

Caixinha será o segundo técnico português a comandar o clube, sucedendo Jesualdo Ferreira, que esteve à frente do time em 2020. Ele será também o 20º estrangeiro a ocupar o cargo no Santos, que nunca teve um técnico internacional conquistando títulos.

O treinador tem uma carreira extensa e diversificada, com passagens por clubes como Santos Laguna e Cruz Azul, no México, Rangers, na Escócia, Talleres, na Argentina, e Al Shabab, na Arábia Saudita. No Brasil, esteve à frente do Red Bull Bragantino antes de fechar com o Santos.