Principal alvo do Santos para comandar a equipe na próxima temporada, Maurício Barbieri tem 41 anos e não foi atleta profissional. Ele é formado em Esporte pela USP e começou a carreira nas categorias de base do então Pão de Açúcar Esporte Clube (depois Audax), então dirigido por José Carlos Brunoro e Thiago Scuro e depois vendido ao empresário Mário Teixeira, que mudou o nome do clube para Grêmio Osasco Audax.
O primeiro trabalho como profissional foi no Pão de Açúcar Rio (hoje Audax Rio), em 2011. No ano seguinte, ele conseguiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Carioca com o vice-campeonato da Série B do Estadual. No Audax Rio, foram 88 jogos, com 43 vitórias, 21 empates e 24 derrotas.
No final de 2013, Barbieri foi contratado pelo Red Bull Brasil, onde reencontrou Thiago Scuro, que era o diretor de futebol do clube. Em 2014, conquistou o vice-campeonato da Série A-2 (atrás do Capivariano) e foi promovido para a Série A do Paulistão. Ele dirigiu a equipe no Paulistão de 2015, sendo eliminado nas quartas pelo São Paulo, e em 2016, novamente sendo eliminado nas quartas diante do Corinthians.
Ainda pelo Red Bull Brasil, Barbieri disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2015, sendo eliminado na primeira fase, e a Copa Paulista de 2016, sendo eliminado na segunda fase. No geral, foram 78 jogos, com 36 vitórias, 19 empates e 23 derrotas.
Em 2017, foi contratado para dirigir o Guarani, mas foi demitido após apenas seis jogos, com uma vitória, quatro empates e uma derrota. A permanência do treinador no clube ficou insustentável após uma entrevista em que ele entrou em rota de colisão com a torcida, que vaiou o time após um empate em casa com o Velo Clube.
“Presto pouca atenção no que a torcida diz”, disparou o treinador na ocasião.
Barbieri se retratou, tentou explicar a frase, mas a diretoria não suportou a pressão.
Depois do Guarani, Maurício Barbieri foi para o Desportivo Brasil e disputou a Copa Paulista de 2017, sendo eliminado pela Portuguesa nas quartas de final da competição. No clube, foram 17 jogos, com nove vitórias, três empates e cinco derrotas.
Em janeiro de 2018, ele foi contratado como auxiliar técnico permanente do Flamengo. Assumiu a equipe após a saída de Paulo César Carpegiani e comandou a equipe até setembro, quando foi demitido para a contratação de Dorival Jr. Ele comandou o time em 39 jogos, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Foi eliminado pelo Cruzeiro na Libertadores e pelo Corinthians na Copa do Brasil.
Durante a passagem pelo clube carioca, Maurício Barbieri se envolveu em uma confusão com Serginho Chulapa no duelo contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. O treinador alegou que foi ameaçado pelo ex-atacante.
“Quando acabou o jogo, estou indo para o vestiário e o treinador deles estava saindo. Quando me viu, saiu correndo, não sei o motivo. Não sou o louco de antes. Foi correndo e reclamou que eu queria bater nele. Fui falar com o juiz e ele me expulsou. Passado me condena, é uma desgraça. Independentemente disso, não ligo para isso, o mais importante é que os jogadores se empenharam ao máximo”, respondeu Chulapa, que foi suspenso por dois jogos pela briga com o técnico.
Em dezembro de 2018, Maurício Barbieri foi anunciado pelo Goiás e comandou o time no Estadual, sendo demitido após perder os dois jogos da final para o Atlético-GO. Ele já havia sido eliminado pelo CRB na Copa do Brasil. No total, foram 14 vitórias, dois empates e quatro derrotas no clube goiano.
O passo seguinte foi no América-MG. Ele foi anunciado em maio de 2019, mas dirigiu a equipe em apenas sete jogos, sendo demitido após uma derrota por 4 a 0 para o Figueirense, em casa. Ele teve uma vitória, dois empates e quatro derrotas no clube mineiro.
Em dezembro de 2020, ele foi anunciado pelo CSA para a temporada seguinte, mas foi demitido em fevereiro após apenas seis jogos. Ele foi eliminado pelo Vitória-ES na Copa do Brasil e teve duas vitórias, um empate e três derrotas no comando do clube.
Em setembro de 2020, Maurício Barbieri reencontrou Thiago Scuro no Red Bull Bragantino para o seu trabalho de maior duração (e último). O time conquistou vaga na Copa Libertadores deste ano e foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2021. No total, foram 160 jogos, com 63 vitórias, 47 empates e 50 derrotas.
Leia também:
Carreira fraquíssima. É especialista em ser demitido com poucos jogos. Na pressão do Santos, não dura 10 partidas. Rueda, pelo amor de Deus…
Rueda você é a vergonha que nem todos podem ter.
Sem condições, não consegue trabalhar sobre pressão. Eu creio que na situação atual tem que ser um profissional com experiência, que transfira a responsabilidade prá si e que exerça a função de coordenador e técnico ao mesmo tempo, esse cara é Wanderley Luxemburgo. Não é hora de apostas. Quem sabe, não esquece. Venha professor.
Sai daí, luxa nunca mais, o último bom trabalho dele foi em 2014.
Esse rapaz deveria ir para o exterior pegar rodagem, aprender a lidar melhor com vestiário .. tantas saídas em pouco tempo, me parece que os jogadores não compram a ideia dele e derrubam.
É da natureza do Ruedas e demais gestores procurar alguém submisso, inexpressivo,inexperiente, cujo certeza de fracasso é real!
Mas por isso ocorre?
Ser bode expiatório, que vai camuflar ausência de jogadores com nível adequado!
Precisamos de um técnico competente que suporte pressão e traga resultados.
O currículo é tão ruim que vai ser aprovado de primeira pelo Rueda
Pede demissão presidente
#foraruedacorinthiano
Acorda Rueda! Será mais um! Com um currículo pobre e inexperiente! Contrate logo o Luxa!!!! Nada de técnico estrangeiro.
Se o Santos contratar Barbieri, é mais uma prova de que estão fazendo de tudo para enterrar o Santos na segunda divisão. Como tem gente inútil no Santos! Esse pessoal deveria deixar o Santos em paz e sumirem de lá!
Parabéns. na hora que Edu dracena falou umas verdades foi massacrado e agora será que ele tinha falado a verdade quem manda e desmanda e Ruedao
Não tem jeito..
Briga pra não cair no PAULISTINHA e no brasileiro em 2023..
Santos tem elenco de série b.
Preparo físico de série b
Arrumação tática de b.
Não ter caído é quase inexplicável..
Mais uma vez vai errar na largada, não chega no Brasileirão, Rueda seja humilde vc pode ser muito bom administrador financeiro, mais de futebol vc é um zero à esquerda, contrate alguém que conheça de futebol, antes de trazer um treinador.
Rueda quer tapar buraco novamente vai tirar Orlando meia boca pra colocar outro perdedor, desse jeito ta querendo esvaziar a Vila de torcida, Santos teve sequência de técnicos ruins. E vai avançar 2013 sem ganhar nada, tem trazer um técnico português experiente, e fazer um limpa no time pra não começar paulista perdendo e nos ultimos lugares, tem cara bom no mercado é só procurar, não adianta querer por um cara que nunca ganhou nada vai continuar mesma bosta.
Nossa… O cara é um aprendiz de Lisca. Que o Santos não faça essa burrada. Alega que não tem dinheiro, que não pode errar, mas erra o tempo todo e joga dinheiro fora com esses caras. Se o Rueda contratar o Barbieri, colocarei em xeque meu sócio torcedor.
O Santos não pode contratar esse técnico
A torcida não pode deixar . Senão criaremos em todos os campeonatos.
Amigo Mario com Andres Rueda essa será a realidade do Santos.
Infelizmente esse Senhor acabou com o futebol do clube.
RUEDA não entende absolutamente nada de futebol.
É triste, amigo Fernando. Rueda não entende de futebol e se cerca de mais gente que não entende, desde o scout, executivo e até o Comitê de Gestão. Esse comitê não devia ter tanta autonomia no sentido de futebol. Deveriam palpitar no sentido de valores, de fluxo de caixa, e não de profissionais. Isso deixa para o presidente, que será o principal responsável, executivos, técnicos, etc. O Comitê (nesse caso até o próprio Dracena) não trouxe ninguém que o Carille queria e o Carille mostrou entender de futebol. Foram ouvir o Comitê e o estagiário. Aí fica difícil. Rueda é honesto e honra com as finanças do clube, mas ouve as pessoas erradas e utiliza o Comitê de Gestão da pior maneira possível.
Vai ser mais técnico que será demitido com pouco jogos e o Santos irá pagar seu salário até o final do contrato, e ainda dizem que o Rueda é bom administrado financeiro isso é piada de maú gosto
Contratar um técnico que acabou de tomar de 4 e de 6, e foi sumariamente demitido, é mais uma burrice, o que atualmente não falta no Santos. Antes era a picaretagem e a incompetência, agora é a burrice e a incompetência no tratamento do futebol. SAF já, mesmo que sejam só os 49%! Quem sabe aparece um candidato! Milagres acontecem! Já estou começando a acreditar (sonhar não custa!).
É bem provável que Barbieri seja contratado pelo síndico da massa falida, afinal, o que é um resfriado a mais para um moribundo, não é mesmo?
Oque o Elano fez aí na vila pra os caras nem cogitar de contratar ele ,pior que esses pernas aí eu acho que ele não e
Gente, esse cara não tem condições de dirigir o Santos. Veja a campanha dele no Bragantino. Foi um desastre. Esse cara vai ser um desastre no Santos. Será que esse presidente burro não vê isso.
ESTE NAO muito fraco com pouca idade é mais rodado que Puta Velha,
Precisamos de um técnico que tenha comando Maria mole chega o Orlando
Ai sim. O genio do Rueda vai conseguir rebaixar o Santos. Para o time da grandeza do Santos, por favor nos informe os titulos conquistados por este rapaz e onde ele NAO foi demitido. Serginho Chulapa nos salve desta enrascada. Ameaça dar umas porradas nele, porque se for depender do Rueda nos estamos lascado.
Esse não e técnico para o Santos!
Muito fraquinho. Pronto falei
Presidente Rueda, bom para pagar conta, mas pelo amor de Deus, mas esse moço não pelo amor de Deus, o Santos não merece isso.
Já chega DEMITIDO !
Questão de tempo somente.
SE VIER VAMOS PEDIR PARA O CHULAPA COLOCAR ELE PARA CORRER NOVAMENTE.
Parafraseando aquela fala do Rueda sobre a renovação do Camacho: o Barbieri não é um Ancelotti, mas é um técnico barato…
Jogadores baratos + tecnico barato = time perdedor
O Barbieri não vai durar até o término do Paulistinha.
E a ausência de explicações à torcida e associados desta besta Rueda é pura SOBERBA, ele se acha maior que tudo w não deve explicações.
Sujeito escroto, vai sim contratar técnico de baixo nível e diretor um ex jogador desempregado.
E jogadores?, bem ai deve vir Alisson, Ze Trindade , Ruinzinho e corpo mole.
Tá bom né?
Como carregamos o milagre de não cair, novamente seremos um dos três últimos do Paulista e o quinto do brasileiro.
Sul America?, vexame ué?
Gestão RUEDA