O Santos estreou na Sul-Americana na semana passada contra o River Plate, do Uruguai (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Por incrível que pareça, o Santos se meteu em uma nova encrenca com a Conmebol, aquela mesma que no ano passado puniu o clube nas oitavas de final da Copa Libertadores da América por causa da escalação irregular de Carlos Sánchez, mesmo com o sistema da entidade não apontando qualquer problema com o jogador. Desta vez, a Conmebol diz que o Peixe enviou a lista de jogadores inscritos na Copa Sul-Americana fora do prazo estabelecido no regulamento e há risco de alguma punição.

Ao site “Globoesporte.com”, o Santos alegou que a culpa foi da CBF. O clube afirmou que enviou à entidade nacional a lista de inscritos um dia antes do fim do prazo, mas ela demorou para repassar a relação à Conmebol.

O Santos não está sozinho nessa, muito pelo contrário. Todos os outros cinco clubes brasileiros que disputam a Copa Sul-Americana foram também acusados pela Conmebol de terem perdido o prazo. Além deles, o mesmo ocorreu com mais dez agremiações (quatro do Chile, quatro do Paraguai e duas da Venezuela).

O caso está entregue ao Tribunal Disciplinar da entidade, que ainda não se pronunciou. Como o número de clubes acusados de perder o prazo de inscrição é muito grande, é pouco provável que a Conmebol aplique punições esportivas como a que o Santos sofreu no ano passado. É esperado que o Peixe receba uma multa, e o clube já pensa em cobrá-la da CBF.