Exatamente daqui a um mês, o Santos irá estrear no Campeonato Paulista de 2018 diante do Linense, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Até lá, o novo presidente do clube, José Carlos Peres, precisa resolver diversas pendências.
O DIÁRIO DO PEIXE fez uma lista com as situações que precisam ser resolvidas pelo novo mandatário até o início da competição:
Executivo de futebol: Gustavo Vieira de Oliveira, filho do ex-jogador Sócrates, deve ser anunciado nos próximos dias. O profissional teve uma passagem pelo São Paulo na função e já toca o planejamento do clube de forma informal ao lado de José Carlos Peres.
Técnico: A nova diretoria iniciou as conversas com Jair Ventura, atualmente no Botafogo. O profissional termina hoje o curso para obtenção da licença A da CBF, na Granja Comary, em Teresópolis, e a negociação deve ser concretizada na próxima semana.
Renovações: A prioridade é a renovação com o atacante Ricardo Oliveira, que tem contrato com o clube apenas até o dia 31 de dezembro. O empresário do jogador, Augusto Castro, terá uma conversa com o novo executivo até a próxima quarta-feira.
Outros jogadores com vínculo apenas até o final do ano fizeram parte do time B, vice-campeão brasileiro de aspirantes, casos do goleiro Gabriel Gasparotto, o zagueiro Bruno Leonardo, o polivalente Marquinho (ex-Audax), os volantes Gregori e Brendon , o meio-campista Danilo e o atacante Léo Souza, que foi o artilheiro do time no Paulista Sub-20 do ano passado.
Além deles, jogadores contratados como apostas nos dois últimos anos precisam de uma posição do clube. São os casos do zagueiro Léo Coelho, ex-Penapolense, que disputou duas partidas na Copa Paulista, o zagueiro Lucas Áfrico, que também disputou duas partidas na Copa Paulista, o lateral-esquerdo Gilberto Jesus, ex-Santo André, que não fez um jogo pelo clube, o volante Wigor, ex-Capivariano, que fez 11 jogos na Copa Paulista, e meia Carlos Alberto, ex-Portuguesa Santista, que fez 21 jogos e um gol pelo Peixe na Copa Paulista.
Contratações: Até agora o único jogador confirmado como reforço do clube para 2018 foi o lateral-esquerdo Romário, ex-Ceará. O clube tem interesse na contratação dos atacantes Robinho e Gabigol, além de buscar ao menos um meia para a vaga de Lucas Lima, que foi para o Palmeiras.
Vendas e empréstimos: a nova diretoria precisa dar uma posição sobre negociações de alguns atletas do clube. Vladimir Hernández já tem um acordo verbal com o Deportivo Cali, da Colômbia. O cube conta com um empréstimo com valor de compra definido. O polivalente Jean Motta interessa ao Fenerbahçe, da Turquia. O atacante Copete também recebeu sondagens para deixar o clube.
O Santos deve negociar Fabian Nogueira, Leandro Donizete, Vladmir Hernandes, kayke entre outros, para enxugar a folha de pagamento e ter caixa para contratar um bom meia.
Com todo respeito, o segundo parágrafo do tópico renovações não faz sentido algum. Faltou concordância. Não sei o que quis dizer a respeito dos jogadores referentes ao time B.
Resta saber quem vai querer contratar Leandro Donizete, Kaike, Nogueira entre outros perebas do elenco