Yuri marcou contra o Mirassol nesse Paulistão (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Chega ao fim nesta sexta-feira o contrato de Yuri Alberto com o Santos. O atacante, de 19 anos, está se transferindo para o Internacional, depois de defender o Peixe desde o Sub-13. Profissional desde 2017, Yuri marcou três gols em 27 jogos pela equipe e vinha ganhando mais chances sob o comando de Jesualdo Ferreira. Ele fez cinco jogos nesse ano. Relembre um pouco da trajetória da jovem promessa:

Aos 16 anos, Yuri fez seu primeiro jogo pelo Peixe, no dia 16 de novembro de 2017, diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Com a estreia, tornou-se o quinto mais jovem a vestir a camisa do Santos e também foi o jogador mais novo a atuar na edição 2017 do Brasileirão.

Em 2018, atuou em 17 partidas da equipe profissional e anotou dois gols. O primeiro ocorreu na estreia dele como titular, na derrota por 2 a 1 para o Novorizontino, pelo Paulistão. Com o feito, Yuri Alberto tornou-se o sexto jogador mais jovem a marcar pelo Peixe e o nono mais novo a estrear como titular.

Com a chegada de Sampaoli, Yuri perdeu espaço na equipe principal e fez apenas três partidas, mas as poucas oportunidades não o fizeram perder a moral na Seleção Brasileira. Ele continuou sendo convocado para equipe que disputou amistosos e, no início de 2020, garantiu a vaga do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os feitos de Yuri Alberto impressionam desde as categorias de base, quando fazia parceria com Rodrygo, hoje no Real Madrid. Em 2016, Yuri Alberto foi artilheiro de todas as competições disputadas pelo Santos, Campeonato Paulista (32 gols em 26 jogos), Copa Zico (nove gols em seis jogos) e Copa Nike (oito gols em seis jogos). Em um ano incrível, o atacante anotou 51 gols em 32 jogos pelos times de base do Alvinegro (49 gols em 31 jogos pelo Sub-15 e dois gols em um jogo pelo Sub-17). Pela Seleção, foi campeão sul-americano Sub-17 e terceiro colocado no Mundial Sub-17.

O Santos não vai receber qualquer quantia pela saída do jogador, mas ficará com 3% de todas as negociações futuras dele pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.