Copete retornou de empréstimo, mas não pode jogar (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jonathan Copete pode estar de saída do Santos para defender o Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro já manifestou interesse de contar com o colombiano por empréstimo, até o final da temporada (em fevereiro). A informação foi publicada inicialmente pelo Portal UOL, confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE.

Como o Santos não pode inscrever o jogador, por conta do bloqueio na Fifa, deve liberar o empréstimo. No entanto, pela proximidade com as eleições, qualquer negociação precisa de aprovação do Conselho Fiscal e do plenário do Conselho Deliberativo. A burocracia pode atrapalhar a negociação.

O Santos está proibido de realizar novas inscrições por conta do não pagamento de Soteldo ao Huachipato, do Chile, e Felipe Aguilar ao Atletico Nacional, da Colômbia. O prazo de inscrição para o Campeonato Brasileiro é até dia 20 de novembro e o Peixe não vai conseguir a liberação até lá.

O colombiano treina com o elenco santista desde agosto e chegou a ser elogiado pelo técnico Cuca, que via o atleta até como opção para a lateral-esquerda. O único jogador da função no Santos é Felipe Jonatan e Copete chegou a jogar improvisado por ali até com Cuca, ainda em 2018.

Jonathan Copete tem 32 anos e contrato com o Santos até junho de 2021. Ele esteve emprestado ao Pachuca (México) e Everton (Chile) no último ano, mas não se destacou nas duas equipes. Pelo Peixe, são 136 jogos e 26 gols, sendo o maior artilheiro estrangeiro da história do clube.